A Madeira regista este sábado 12 novos casos positivos de Covid-19, 11 dos quais de transmissão local, totalizando 172 situações ativas, anunciou a Direção Regional de Saúde.

“Hoje [sábado] há 12 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 595 casos confirmados de Covid-19 no território regional“, anuncia o Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASaúde) no boletim epidemiológico diário.

No mesmo documento, complementa que destes novos casos, um foi importado da Região Centro do território continental e 11 são de transmissão local, associados a situações identificadas anteriormente neste arquipélago.

A autoridade regional indica que existem atualmente na Madeira “172 casos ativos, dos quais 98 importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 74 são de transmissão local”. Destes, 81 são cidadãos não-residentes e 91 são residentes na Região Autónoma da Madeira.

Os 172 casos ativos estão a cumprir quarentena, sendo que 45 se encontram em isolamento num hotel, 123 em alojamento próprio e quatro pessoas estão internadas no Hospital do Funchal.

Além destas situações, as autoridades regionais de saúde nos diferentes concelhos estão a analisar outras “13 novas situações relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24”.

“Relativamente a vigilância ativa de contactos de casos positivos, 634 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde” na Madeira. O IASaúde aponta que, em matéria de vigilância de viajantes, “10.407 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe”.

O instituto salienta que há a registar este sábado mais 32 casos recuperados, totalizando 421 doentes curados na região, que mantém apenas dois óbitos associados à Covid-19 nesta região. “Até hoje [sábado] foram contabilizadas na Madeira 2.055 notificações de casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1460 não se confirmaram”, enfatiza.

No que diz respeito à realização de testes de despiste efetuados, a autoridade regional da Madeira indica que na operação montada nos portos foi atingido um total cumulativo de 105.956 colheitas a viajantes. O laboratório do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) processou um cumulativo de 164.335 amostras.