O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira a escritora Alice Vieira e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo, anunciou a Presidência da República.

Alice Vieira, 77 anos, jornalista e escritora, foi distinguida como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, condecoração que reconhece “altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”.

Em mais de quatro décadas de escrita, Alice Vieira publicou poesia e romance para adultos, mas é no universo infantojuvenil que a situam, com várias dezenas de livros, entre os quais “Rosa, minha irmã Rosa”, “Úrsula, a maior”, “Viagem à roda do meu nome” e “Meia hora para mudar a minha vida”.

Em 1997, Alice Vieira foi condecorada com a Ordem do Mérito, no grau de Comendadora, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, juntamente com outras 31 personalidades femininas, no âmbito do Dia Internacional da Mulher.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jorge Palma foi esta terça-feira condecorado comendador da Ordem do Infante D. Henrique, num ano em que celebrou o 70.º aniversário e os 45 anos da edição do primeiro álbum, “Com uma viagem na palma da mão” (1975).

Em setembro passado, Jorge Palma recebeu a medalha de mérito cultural da câmara de Lisboa, no final de um concerto para celebrar 70 anos. Na altura o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que estava na assistência, subiu ao palco para dizer que, atribuída esta distinção pela autarquia, “a seguir vai ser a homenagem nacional”.

Jorge Palma: “Tenho desafiado a morte de uma forma completamente louca”

António Variações foi condecorado, a título póstumo, comendador da Ordem do Infante D. Henrique, tendo a distinção sido recebida por Jaime Ribeiro, um dos irmãos do músico.

Arrojado e irreverente, influenciado pelo fado, pela música popular e pelo pop rock, António Variações, barbeiro de profissão e artista de vocação, morreu aos 39 anos em junho de 1984.

O músico deixou apenas dois álbuns editados e várias canções que se inscrevem na história da música pop portuguesa, como “Canção do engate”, “O corpo é que paga” e “Estou além”.

A vida e a obra musical de António Variações deu origem a uma peça de teatro, a um filme de ficção, biografias, exposições, espetáculos e um álbum de reinterpretações, pelo projeto Humanos.