“É a pior notícia que os adeptos dos Argentinos Juniors podem receber.” O Presidente da Argentina, Alberto Fernández, foi um dos primeiros a reagir à morte do futebolista argentino Diego Maradona, esta quarta-feira, aos 60 anos. “Não posso acreditar. Estou desolado“, disse Fernández em declarações ao jornal Clarín. “Nós amamo-lo. Estamos a tratar de falar com a família”, acrescentou o Presidente, sublinhando a “muita tristeza” pela morte de Maradona.

O Presidente argentino declarou três dias de luto nacional pela morte do ex-jogador.

Poucos minutos depois da divulgação da notícia da morte de Maradona pelos meios de comunicação social argentinos, o Gimnasia, clube que era atualmente treinado pelo ex-futebolista, publicou nas redes sociais uma imagem do seu logótipo adornado com um laço preto, símbolo do luto, sem qualquer mensagem adicional.

Papa Francisco lembra Maradona “com carinho”

O Sumo Pontífice também reagiu à morte do seu compatriota Diego Maradona e recorda-o “na oração, como fez nos últimos dias quando soube de suas condições de saúde”, referiu o porta-voz do Vaticano num breve comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em setembro de 2014, o Papa Francisco recebeu Maradona na sua residência particular no Vaticano para falar sobre as iniciativas e projetos educacionais da fundação pontifícia “Scolas Occurrentes”.

El Pibe participou em duas das “Festas da Paz” do futebol promovidas pelo Papa.

A harmonia entre os dois era conhecida e assim que se conheceu a eleição de Francisco, em março de 2013, como o primeiro Papa latino-americano da história, Maradona declarou: “O Deus do futebol é argentino, e agora também o Papa”.

Pelé: “Espero que possaos jogar bola juntos no céu”

O ex-jogador brasileiro Pelé foi o autor de uma das reações mais fortes à morte de Maradona. “Que notícia triste. Eu perdi um grande amigo e o mundo perdeu uma lenda. Ainda há muito a ser dito, mas por agora, que Deus dê força para os familiares. Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu”, escreveu o brasileiro no Twitter.

Messi: “Deixa-nos, mas não se vai, porque o Diego é eterno”

O jogador argentino Lionel Messi — inevitavelmente comparado com Maradona — também reagiu à morte do ex-futebolista. “Um dia muito triste para todos os argentinos e para o futebol. Deixa-nos, mas não se vai, porque o Diego é eterno”, escreveu Messi no Instagram.

“Fico tom todos os momentos lindos vividos com ele e queria aproveitar para enviar os pêsames a toda a sua família e amigos”, acrescentou Messi. “Que descanse em paz.”

Cristiano Ronaldo lembra Maradona como “mágico inigualável”

O futebolista português Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem de despedida a um “génio eterno” e insubstituível.

“Hoje despeço-me de um amigo e o Mundo despede-se de um génio eterno. Um dos melhores de todos os tempos. Um mágico inigualável. Parte demasiado cedo, mas deixa um legado sem limites e um vazio que jamais será preenchido. Descansa em paz, craque. Nunca serás esquecido”, escreveu Ronaldo.

Também nas redes sociais, a seleção argentina, que Maradona representou, despediu-se de Maradona. “Serás eterno em cada coração do planeta futebol”, escreveu a seleção.

A Seleção Portuguesa, por seu turno, replicou a mensagem da Argentina para se despedir de Diego Maradona.

Presidente da UEFA fala em “glória”, “genialidade” e “carisma”

O presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, deixou esta quarta-feira uma mensagem de homenagem a Maradona.

“Estou profundamente entristecido pela morte de Diego Maradona, uma das maiores e mais icónicas figuras do futebol. Alcançou a glória enquanto jogador fantástico, com uma genialidade e carisma muito próprios”, escreveu Čeferin.

Domingos Paciência: “O melhor jogador de todos os tempos”

Na emissão da Rádio Observador, o treinador Domingos Paciência classificou Maradona como “o melhor jogador de todos os tempos” e lembrou como cresceu a vê-lo jogar. É “a morte daquele que foi o meu ídolo”, disse Paciência. “Cresci a ver o Maradona jogar, principalmente no México 86, e não haja dúvidas de que, para mim, foi o melhor jogador de todos os tempos.”

Morreu Diego Maradona. “Foi o melhor jogador de todos os tempos. Melhor do que Messi”

“O maior exemplo que pode ser de vida de um jogador no futebol. Pela qualidade e pelo que ele fazia de diferente no futebol. É com tristeza que vejo partir uma pessoa que para mim foi o melhor jogador de todos os tempos”, disse Domingos Paciência, que lembrou o dia em que jogou contra Maradona em Sevilha, no jogo de despedida do argentino.

Ainda em Portugal, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional reagiu à morte de Maradona com a publicação do número 10 — o número da camisola do argentino — no Twitter. “A história tem nome e número”, diz a Liga.

Também os três grandes, Benfica, Sporting e FC Porto, já homenagearam o jogador argentino, partilhando fotografias de Maradona com as respetivas camisolas.

Mourinho: “Amigo, tenho saudades tuas”

O treinador português José Mourinho partilhou um conjunto de fotografias suas com Maradona e lamentou a morte do amigo com palavras curtas: “Tenho saudades tuas”.

Augusto Inácio: “Era capaz de pegar na bola e sozinho resolver um jogo”

Várias personalidades do futebol português têm passado durante a tarde desta quarta-feira pela emissão da Rádio Observador para lembrar o antigo jogador argentino.

O antigo treinador do Sporting Augusto Inácio lembrou Maradona como “um génio do futebol” e “o melhor do mundo naquela altura”. “Era capaz de pegar na bola e sozinho resolver um jogo”, sublinhou Inácio.

Maradona era “capaz de pegar na bola e resolver sozinho um jogo”

Real Madrid recorda legado “convertido em mito”

Num comunicado divulgado online, o Real Madrid lamentou a morte de “um dos maiores jogadores de toda a história” e lembrou os vários títulos ganhos por Maradona, incluindo aqueles conquistados durante a passagem do argentino por Espanha, como jogador do Barcelona.

“Diego Armando Maradona deixa um legado imenso, convertido em mito para milhões de fãs em todo o mundo”, conclui o clube espanhol.

River Plate, o maior rival do Boca Juniors, eleva Maradona à imortalidade

A mensagem do River Plate foi curta, mas carregada de simbolismo. “Até sempre, Diego”, com um símbolo do infinito no lugar da data da morte. O maior rival do Boca Juniors de Maradona elevou assim o argentino à imortalidade.

Lula da Silva lembra “compromisso com a soberania latinoamericana”

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva lembrou Maradona num par de mensagens publicadas no Twitter. “Diego Armando Maradona foi um gigante do futebol, da Argentina e de todo o mundo, um talento e uma personalidade única. A sua genialidade e paixão no campo, a sua intensidade na vida e seu compromisso com a soberania latinoamericano marcaram nossa época”, escreveu Lula.

“No campo, foi um dos maiores adversários, talvez o maior, que a seleção brasileira já enfrentou. Fora da rivalidade esportiva, foi um grande amigo do Brasil. Só posso agradecer toda sua solidariedade com as causas populares e com o povo brasileiro. Maradona jamais será esquecido”, acrescentou.

Nápoles incrédulo: primeiro as lágrimas, depois as palavras

O Nápoles, clube italiano pelo qual Maradona jogou durante seis anos, teve dificuldade em encontrar as palavras certas para reagir à morte do argentino. “Todos esperam palavras nossas, mas quais delas descrevem uma dor como a que estamos vivendo? Momento de lágrimas, e depois algumas palavras”, disse o clube numa mensagem escrita em português.

Manchester City: “Adeus a um dos maiores nomes”

As reações à morte de um dos maiores futebolistas de todos os tempos chegam de todo o mundo. “Estamos nos juntando ao mundo do futebol para dizer adeus a um dos maiores nomes”, diz o clube inglês Manchester City.

Flamengo: “Um dos grandes génios do futebol mundial”

“Diego Armando Maradona, um dos grandes génios do futebol mundial, nos deixou hoje aos 60 anos. O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente e deseja a todos os familiares e amigos do craque muita força neste momento de comoção mundial. Perde o futebol, perde a sociedade”, escreveu o Flamengo no Twitter.

Os clubes brasileiros têm-se desdobrado em reações de pesar à morte do argentino.

Diz o Fluminense: “Um dos maiores jogadores de todos os tempos, o grande Diego Maradona nos deixou. O Fluminense se solidariza com seus familiares, amigos e fãs. O esporte, a partir de hoje, está um pouco mais triste. Descanse em paz, Don Diego.”

Diz o Santos FC: “O clube da mística camisa 10 lamenta profundamente o falecimento de um dos maiores jogadores que vestiu esse número. Um gênio em campo e um dos grandes amigos do nosso Rei Pelé fora dele. Uma pena que, por muito pouco, não vestiu o #MantoSagrado. Descanse em paz, Maradona!”

A mensagem do Corinthians é mais simples. Um “obrigado, Pibe”, em espanhol.

Peter Shilton, guarda-redes inglês de 1986: Dotado de “grandeza mas não de desportivismo”

Mais até do que o troféu conquistado em 1986, fica na memória de todos os amantes do futebol aquele que é considerado o melhor golo da história dos Mundiais, com Maradona a partir do seu meio-campo, com a bola agarrada ao pé esquerdo, e a fintar todos os ingleses que lhe apareceram pela frente, até bater o guarda-redes inglês Peter Shilton.

Numa entrevista ao jornal Daily Mail, o antigo guarda-redes inglês afirmou que o astro argentino foi “o maior jogador contra o qual alguma vez jogou”, mas reforçou: “O que eu não gosto é que ele nunca tenha pedido desculpa”.

“Em nenhum momento admitiu ter feito batota, ou que gostaria de pedir desculpa (…) Em vez disso, usou a sua expressão ‘mão de Deus’. Não foi justo”, afirmou.

O antigo guarda-redes inglês lamentou a morte de Maradona e enviou as condolências à família.