A depressão Dora, que está a afetar Portugal Continental, chegou na madrugada desta sexta-feira e trouxe chuva, ventos fortes, agitação marítima, mas também muita neve.

A Proteção Civil registou, entre as 00h e as 18h, 300 ocorrências relacionadas com a queda de árvores, de estruturas e limpezas de via. Em declarações à agência Lusa, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Carlos Pereira avançou que Lisboa é o distrito mais afetado, “com 59 ocorrências” e “seguidamente Leiria com 31” ocorrências registadas, “derivado ao vento que se faz sentir”.

O distrito de Coimbra teve, até às 18h, 28 ocorrências, enquanto o distrito de Setúbal registou 26 situações, também devido ao vento. Já nos distritos de Vila Real e Viseu, houve cerca de 20 ocorrências a registar em cada um, “derivado à queda de neve”, referiu o comandante Carlos Pereira.

O comandante notou também que as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela continuam encerradas devido à queda de neve. Segundo balanços anteriores da ANEPC, até às 9h registaram-se 44 ocorrências em território continental e 144 até às 12h.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Lisboa e Leiria devido à previsão de agitação marítima forte na sequência dos efeitos da depressão Dora em Portugal continental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes dois distritos estão sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, entre as 12h e as 21h por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

Mau tempo. Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar

Por causa da agitação marítima forte, o IPMA colocou também a costa dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja e Faro, o norte da Madeira e Porto Santo sob aviso laranja até às 00h de domingo.

O IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco devido à queda de neve acima de 1.400/1.600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, até às 6h de domingo.

Sob aviso amarelo (menos grave) estão ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas até às 6h de sábado.

Proteção Civil espera desagravamento de condições meteorológicas no final de sábado

As condições meteorológicas adversas devem manter-se por mais 24 horas, confirmou o novo comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, que tomou posse esta sexta-feira.

“Mantemo-nos em estreita articulação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mas prevê-se que esta situação demorará mais 24 horas, com desagravamento no final do dia de amanhã [sábado]”, afirmou André Fernandes, assinalando a “relativa calma” do ponto de situação sobre os efeitos da depressão Dora em Portugal continental.

Em declarações aos jornalistas após a cerimónia, na qual esteve presente a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, o dirigente recém-empossado circunscreveu um impacto significativo do mau tempo a algumas regiões, com especial enfoque no Norte e nas terras altas.

Apenas algumas regiões do Norte, nomeadamente as regiões de Peneda-Perês, Estrela e o distrito de Viseu, têm alguma neve e a afetação normal neste tipo de situações. Há alguma queda de árvores, mas, do ponto de vista geral, estamos a acompanhar a situação e não há nada digno de registo”, sintetizou.

Viseu com estradas encerradas

As Estradas Nacionais (EN) 2 e 321 encontram-se cortadas devido à queda de neve registada na madrugada desta sexta-feira no norte do distrito de Viseu, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A EN 321 está cortada entre Castro Daire e Cinfães, na zona da serra do Montemuro, e a EN2 entre Castro Daire e Lamego, em Bigorne.

“Os limpa-neves estão a trabalhar desde as seis da manhã. Há situações esporádicas de carros que não conseguem andar, mas depois, quando passam os limpa-neves, circulam normalmente”, sublinhou o CDOS.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, as Estradas Nacionais (EN) 2 e 321 encontram-se cortadas devido à queda de neve registada na madrugada desta sexta-feira no norte do distrito.

#NowCasting #Neve #RibeiradePena

Posted by Meteo Trás os Montes – Portugal on Friday, December 4, 2020

No distrito de Vila Real, as estradas também estiveram cortadas

A neve afetou algumas vias do distrito que chegaram a estar cortadas, como o Itinerário principal (IP4), a partir do nó da Campeã (concelho de Vila Real), as estradas nacionais 101(Mesão Frio — Amarante) e 312 (Carreira de Lebre — Ribeira de Pena), a Estrada Regional 311 (Boticas — Montalegre) e a Estrada Municipal 520 (Carvalhelhos — Alturas de Barroso).

Com circulação condicionada estiveram a Autoestrada 4 (A4), saída do Túnel do Marão (Vila Real) e as estradas nacional 304 (Campeã — Alto do Bolão) e 206 (serra da Padrela).

De acordo com o Comando Territorial de Vila Real, pelas 16h, “já não se encontram registados itinerários com condicionamentos à circulação rodoviária” motivados pela queda de neve. No entanto, “dada a probabilidade de formação de gelo” a GNR recomendou aos automobilistas que circulem “com a máxima precaução”.

Montalegre fechou escolas devido ao forte nevação

David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre, distrito de Vila Real, disse à agência Lusa que os alunos do Agrupamento de Escolas Doutor Bento da Cruz vão ficar em casa por precaução e porque as previsões apontam para um agravamento do estado do tempo durante o dia.

Casas da Serra, Boticas! ????????

Posted by Meteo Trás os Montes – Portugal on Friday, December 4, 2020

As pessoas das terras altas – especialmente acima dos 600 metros de altitude e das regiões mais a Norte, acordaram com as casas ‘pintadas de branco’.

Linha do Metro do Porto interrompida em Gondomar devido a queda de árvore

A circulação do Metro do Porto na Linha Laranja (F) está interrompida em ambas as vias entre as estações da Levada e de Baguim, em Gondomar, devido à queda de uma árvore, adiantou esta sexta-feira à Lusa fonte da empresa.

A reparação dos estragos provocados pela árvore, que caiu sobre a via na zona de Rio Tinto, será uma operação bastante demorada, não havendo uma previsão exata para a retoma da circulação”, sublinhou, numa informação escrita à Lusa.

A Metro do Porto disponibiliza um serviço de transporte alternativo em autocarro com paragem nas estações Levada, Rio Tinto, Campaínha e Baguim, referiu. Contactada pela Lusa, fonte da empresa referiu que a árvore, de grande porte, caiu sobre a via às 11h48.

A queda da árvore provocou estragos em catenárias e destruiu braços de suspensão das catenárias, acrescentou a fonte.

Lisboa aciona fase preventiva do plano para proteger sem-abrigo do frio

A Câmara de Lisboa acionou a fase preventiva (azul) do plano de contingência para proteger os sem-abrigo do frio, devido à descida de temperatura prevista, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, o gabinete do vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo (BE), destaca que até domingo será dada uma resposta de “reforço de roupa, bebidas quentes e facilidade no acesso a equipamentos que possam promover a redução de risco de saúde das pessoas que se encontram na rua”.

Na nota é adiantado que as circunstâncias ainda não cumprem os critérios da Proteção Civil para a abertura de um pavilhão específico para acolher as pessoas em situação de sem-abrigo.

No entanto, “as equipas técnicas que todos os dias acompanham quem está na rua terão especial atenção às necessidades decorrentes da baixa de temperatura”, refere o gabinete do responsável pela pasta dos Direitos Sociais na autarquia.

Notícia atualizada às 20h28 com o balanço do número de ocorrências da Proteção Civil.