O australiano Toby Price (KTM) venceu este domingo a primeira especial do rali Dakar de todo-o-terreno, na competição das motas, e assumiu a liderança da classificação geral.

O piloto da KTM aproveitou o tempo perdido pelos principais adversários da Honda, o norte-americano Ricky Brabec e o espanhol Joan Barreda, que abriram a pista esta manhã, para dar um passo importante rumo à reconquista do troféu.

Price concluiu os 277 quilómetros da especial de hoje, que ligou Jeddah a Bisha, com 1.29 minutos de vantagem sobre o argentino Kevin Benavides (Honda) e 2.49 minutos sobre o austríaco Mathias Walkner (KTM).

Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) foi o melhor português, terminando integrado no grupo dos primeiros pilotos em pista, cedendo 13.11 minutos para o vencedor, estando provisoriamente na 17.ª posição.

O luso-germânico Sebastian Bühler (Hero) foi 19.º, a 28.36 minutos.

A prova tem partida e chegada em Jeddah, com cerca de oito mil quilómetros de percurso, terminando no dia 15 de janeiro.

Hoje, disputa-se a primeira de 12 etapas, que liga Jeddah a Bisha, num total de 622 quilómetros, 277 deles cronometrados.