A morte de Alex Apolinário, médio ofensivo de 24 anos do Alverca que caiu inanimado no relvado no jogo frente ao União de Almeirim após sofrer uma paragem cardiorrespiratória, levou a várias mensagens no futebol português, dos clubes à Federação Portuguesa de Futebol, na palavra do seu presidente, Fernando Gomes.

Morreu Alex Apolinário, jogador do Alverca que sofreu paragem cardiorrespiratória num jogo

“Lamento profundamente a morte, esta quinta-feira, de Alex Apolinário, futebolista do FC Alverca, de apenas 24 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória durante um encontro do Campeonato de Portugal. Numa época tão difícil e em que o futebol tem sofrido tantas perdas, torna-se ainda mais duro, incompreensível e injusto ter de aceitar o desaparecimento de um jovem que deveria ter tido pela frente muito mais vida e a oportunidade de continuar a construir a carreira de futebolista pela qual tanto lutou. Nesta hora de enorme dor, sabendo que as palavras pouco podem confortar, dirijo, em nome do futebol português, a todos os familiares, colegas e amigos de Alex Apolinário, assim como ao FC Alverca, clube que sempre honrou, os meus mais profundos pêsames”, escreveu Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, numa nota no site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Alex Apolinário era, como tantos outros, um jovem à procura de cumprir os seus sonhos. A sua queda inanimada em campo a fazer o que, certamente, mais gostava é um daqueles momentos que nunca mais queremos assistir. Ficam as sentidas condolências à família, amigos e ao FC Alverca”, escreveu Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes. João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto e da Juventude, também reagiu ao sucedido.

“A dor, a ‘raiva’, a apatia, a falta de força, a desilusão, o desespero, a agonia, a desmotivação e, esta sensação de impotência que me gela todo o corpo vão fazer de mim uma pessoa muito mais forte!!! Precisamos que Deus nos conforte enquanto teu familiar Alex! És família de sentimento porque tu és e sempre serás o nosso menino. Um misto de sensações levam-me a pensamentos muito além… Mas uma coisa te digo, ao invés de desistir porque me passa pela cabeça, deixar tudo e sossegar o corpo e a mente na minha casa tranquilo, junto da minha família! Mas deixaria a minha outra família órfão dos meus princípios… Então, sendo assim, meu ‘filho’ Alex, eu, e toda a tua família, vamos lutar com todas as forças, sempre com humildade e respeito por todos, para concretizar aquele teu sonho que tu me confidenciaste no carro antes de irmos para o hotel! Lembras-te? Porque não faz parte do meu caráter, vou resistir e vou em frente meu querido ‘filho’ Alex. Conforta-nos Deus e aceita o Alex porque ele é bom menino!”, escreveu Luís Pinto, um dos capitães do Alverca.

O FC Porto foi um dos primeiros clubes a reagir, através de Sérgio Conceição que fazia a conferência de antevisão ao encontro dos dragões em Famalicão. “Envio da parte de toda a estrutura do FC Porto um forte abraço de condolências a toda a família e amigos do jogador do Alverca Alex Apolinário”, disse o técnico. “O Sport Lisboa e Benfica manifesta o mais profundo pesar e tristeza pelo trágico falecimento do jogador do FC Alverca, Alex Apolinário. A toda a sua família, colegas e amigos, bem como aos adeptos e dirigentes do FC Alverca, apresentamos as mais sentidas condolências e profunda solidariedade neste momento tão difícil”, escreveram os encarnados em nota oficial. “O SC Braga manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Alex Apolinário e endereça à família, aos amigos e ao FC Alverca sentidas condolências”, escreveram os minhotos no seu site oficial. Também o Torreense, próximo adversário do Alverca num jogo que tinha sido antes adiado, apresentou as condolências entre muitos outros clubes nacionais, não só da Primeira Liga mas também da Segunda e do Campeonato de Portugal.

O dia de hoje e esta publicação são dedicados ao atleta Alex Apolinário. Estaremos para sempre unidos ao @fcalverca e…

Posted by União Futebol Clube de Almeirim, Futebol SAD on Thursday, January 7, 2021

É com enorme pesar que o Sport Clube União Torreense tomou conhecimento da notícia do falecimento de Alex Apolinário. À…

Posted by Sport Clube União Torreense on Thursday, January 7, 2021

“Descansa em paz meu amigo, meu irmão, obrigado por cada momento, cada alegria. Me ajude aí do céu a caminhar pelo caminho certo, a cuidar da sua família que também é um pouco minha. Um dia nós encontraremos de novo e vou bater palmas para você como sempre fiz”, escreveu Bruno Bello Vicintin, antigo dirigente do Cruzeiro que era agora agente do jogador e que estava no estádio quando tudo aconteceu com o seu filho. Outros jogadores brasileiros, que atual em Portugal ou que foram companheiros de Alex Apolinário nas equipas por onde passou no Brasil, também têm deixado mensagens através das redes sociais. O Cruzeiro e Athl. Paranaense, clubes por onde o médio ofensivo passou, também expressaram as condolências pelo ex-atleta.