As autoridades indonésias anunciaram este domingo que localizaram as caixas negras do avião que caiu no sábado ao mar, ao largo de Jacarta, com 62 pessoas a bordo, quando fazia a ligação entre a capital indonésia e Pontianak. “Localizamos a posição das [duas] caixas negras”, disse Soerjanto Tjahjanto, chefe o comité de segurança, que faz parte do Ministério dos Transportes da Indonésia, acrescentando que os mergulhadores vão começar a procurar os equipamentos, esperando “que não demore muito tempo” até serem encontrados, e que poderão ser essenciais para perceber o que aconteceu ao Boeing 737-500, da companhia indonésia Sriwijawa.

O avião com 62 pessoas a bordo e que desapareceu dos radares, depois de descolar de Jacarta para um voo interno com destino a Pontianak, caiu ao mar ao largo da costa de Jacarta. A bordo seguiam 56 passageiros, entre os quais 10 crianças, e seis tripulantes. Um porta-voz do organismo indonésio de busca e resgate, informou, em conferência de imprensa, que o Boeing, da companhia aérea Sriwijawa Air, se despenhou no Mar de Java, poucos minutos depois de descolar do Aeroporto Internacional Sukarno-Hatta, na capital indonésia, com destino a Pontianak, capital da província de West Kalimantan, na ilha Indonésia de Bornéu.

A agência de notícias espanhola Efe acrescentou que a polícia instalara, por seu lado, “um posto de identificação de cadáveres num hospital de Jacarta oriental”, para onde se deslocaram as famílias e os amigos das vítimas. Para o local onde caiu o avião, segundo a agência de notícias francesa France Press, foram enviados barcos de busca e salvamento.

Já este domingo, mergulhadores indonésios haviam localizado partes dos destroços do Boeing 737-500 a 23 metros de profundidade no mar de Java, avançou a AP. “Recebemos a informação da equipa de mergulho de que a visibilidade na água é boa, permitindo descobrir partes do avião”, adiantou o responsável aéreo Marshal Hadi Tjahjanto. “Estamos certos de que esta é a zona onde o avião se despenhou”, acrescentou ainda, dizendo que foram encontradas partes da fuselagem com registo da aeronave. Antes, haviam já recuperado partes de cadáveres, peças de roupa e bocados de metal. “Esperamos continuar as buscas esta tarde”. Não foram localizados quaisquer sobreviventes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O controlo de tráfego aéreo perdera este sábado o contacto com o Boeing 737-500 que fazia um voo interno, entre Jacarta e Pontianak, poucos minutos depois do avião ter levantado. A aeronave, da companhia aérea Sriwijawa Air, fundada em 2003, descolou de Jacarta na manhã deste sábado com destino a Pontianak.

O avião terá perdido “mais de 10.000 pés de altitude em menos de um minuto, cerca de 4 minutos após a partida de Jacarta”, segundo a Flightradar24, plataforma de rastreamento de aviões, citada pela agência Reuters.

As buscas começaram depois de pescadores terem encontrado o que parecem ser destroços de um avião em águas a norte da capital, Jacarta. Também um responsável de segurança referiu à CNNIndonesia que encontrou “alguns cabos, pedaços de calças de ganga, e pedaços de metal na água”.

O avião é um Boeing 737-500 com 27 anos. A Indonésia foi o palco para o primeiro acidente grave com outro modelo do construtor americano. O Boeing 737 MAX operado pela Lion Air despenhou-se no final de 2018, causando a morte a 189 pessoas. Outro acidente com o mesmo modelo novo da Boeing na Somália levou à suspensão das operações destes aviões e a uma investigação das autoridades americanas.

Em atualização