O governador do Estado norte-americano da Califórnia anunciou esta segunda-feira que dois gorilas do jardim zoológico de San Diego testaram positivo para o novo coronavírus.

Numa conferência de imprensa sobre a pandemia, o governador Gavin Newsome afirmou que, além dos dois gorilas infetados com Covid-19, um terceiro apresenta sintomas, estando as autoridades sanitárias empenhadas na confirmação da origem da infeção. Segundo o Zoológico de San Diego, que está atualmente fechado ao público devido à pandemia, este é o primeiro caso conhecido de transmissão natural de Covid-19 nos primatas, cujo DNA é cerca de 98% semelhante ao dos Humanos.

Lisa Peterson, diretora executiva do Zoológico de San Diego, afirmou em comunicado que os animais apresentam “um pouco de congestão e tosse”, mas que em geral “estão bem”, permanecendo em quarentena.

Estamos otimistas de que eles terão uma recuperação completa”, disse Peterson.

De acordo com o Zoológico, os gorilas terão sido infetados por um funcionário assintomático que, no entanto, seguiu os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde norte-americanas e usou máscara na presença dos animais. Depois dos primeiros sintomas nos animais, a infeção foi identificada na semana passada em testes preliminares, confirmados na segunda-feira por laboratórios veterinários federais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR