O antigo comissário europeu português, António Cardoso e Cunha, morreu aos 87 anos este domingo, avançou o Diário de Notícias e confirmou esta segunda-feira Elisa Ferreira através de uma publicação no Twitter. Cardoso e Cunha, político do PSD, foi várias vezes ministro nos governos da Aliança Democrática. Mas foi como primeiro comissário europeu de Portugal depois da adesão à então Comunidade Económica Europeia a partir de 1986 que ficou mais conhecido.

Cardoso e Cunha teve a seu cargo a pasta das pescas e ocupou o cargo até 1993, acompanhando os dois mandatos de Jacques Delors, político francês que é associado à época de ouro da União Europeia. Foi substituído no cargo por outro ex-ministro social-democrata, João de Deus Pinheiro. Nos anos de 1990, Cardoso e Cunha, foi nomeado para liderar o desenvolvimento da primeira exposição internacional em Lisboa, como comissário da Expo 98.

No Twitter, a comissária europeia Elisa Ferreira refere que Cardoso e Cunha “fez parte das históricas Comissões Delors I e II” e que o seu nome “ficará para sempre associado à participação portuguesa na UE”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o Ministério dos Negócios Estrangeiros lamentou a morte do antigo comissário.  “Lamentamos o falecimento de António Cardoso e Cunha, que foi o primeiro membro da Comissão Europeia proposto por Portugal. Apresentamos condolências à sua família”, lê-se numa mensagem divulgada na conta oficial do MNE no Twitter.

O último cargo público que teve foi o de presidente não executivo da TAP quando a empresa ainda era pública, nomeado pelo Governo liderado por Durão Barroso. Depois de uma convivência conflituosa com o então presidente executivo da transportadora, Fernando Pinto, foi afastado do cargo pelo Executivo de Santana Lopes e por iniciativa do seu ministro das Obras Públicas, António Mexia.

Cardoso e Cunha promoveu vários projetos empresariais privados que passaram pelo setor do turismo e também pela Guiné Bissau. Nasceu em Leiria e era licenciado em engenharia.