Quando o apito final soou, Abel Ferreira não aguentou: soltou todas as lágrimas e deixou fluir as emoções que, em certa parte, até controlou instantes antes, quando Breno Lopes marcou o golo que deu a Libertadores ao Palmeiras. O treinador português entrou em campo e cumprimentou todos os jogadores um a um, entre abraços prolongados e brincadeiras com os filhos que cada um já tinha levado para o relvado, mas partilhou um momento especial com o guarda-redes Weverton.
O guardião, um dos que já tinha a filha dentro de campo, ajoelhou-se perante o treinador e ambos protagonizaram alguns segundos de profunda emoção. Weverton, no Palmeiras desde 2018, é um dos elementos mais experientes do clube de São Paulo e foi um pilar constante na equipa ao longo do percurso pela competição. A partir daí, o normal: Abel levou um banho de champanhe, cortesia dos jogadores, e celebrou agarrado ao troféu já com a bandeira portuguesa às costas e em clara euforia. Com a vitória na Libertadores, o Palmeiras vai agora encontrar o vencedor do jogo entre o Tigres e o Ulsan Hyundai nas meias-finais do Mundial de Clubes, já no início de fevereiro, e pode encontrar o campeão europeu Bayern Munique na final, no Qatar.
As primeiras declarações do treinador português surgiram cerca de duas horas depois do apito final. “Aconteça o que acontecer, ficaremos na história ou seremos eternos. Gravámos e conseguimos a glória eterna porque é algo muito poderoso e aconteça o que acontecer no futuro vão ter que levar comigo. Quando quiserem mandar-me embora… Gostaria de que vocês mudassem um pouco, queriam mandar o Abel Braga embora porque tinha sido eliminado. Se tudo correr de forma natural, vai ser campeão. São muitos que lutam pelo mesmo objetivo”, disse Abel, deixando a ideia de que o futebol brasileiro não dá muito tempo para os treinadores estabelecerem ideias e projetos e exige resultados imediatos.
“Ninguém ganha sozinho no futebol”, continuou o treinador. “Os jogadores falam comigo, falam com psicólogos, falam com pessoal da cozinha. Era a minha família, vivi lá. Sou muito melhor treinador, mas sou pior pai, filho, irmão, tio… Deixei a minha família lá. Vocês não sabem o quanto chorei sozinho de saudades. Não imaginam a quantidade de vezes que me deitei à noite, na minha almofada, e chorei sozinho de saudade. Sou uma pessoa de família, adoro as minhas filhas e a minha esposa. Atravessei o Atlântico a acreditar numa coisa antes dela acontecer. Mas há sempre algo que temos de sacrificar. Mas volto a dizer que custa-me estar longe da minha família. Não há dinheiro nenhum que recupere isto. E por isso digo que choro na minha almofada, por não estar com as minhas filhas”, revelou o técnico, emocionado, que sofreu outro banho de champanhe por parte dos jogadores na sala de imprensa.
“Sinceramente, a palavra que me passa na cabeça é ‘obrigado’. Em primeiro lugar, é agradecer a todos os que treinei e de forma especial e carinhosa aos jogadores do Palmeiras. Não há bons treinadores sem bons jogadores. Quero dizer também que essa caminhada foi com o mister Vanderlei Luxemburgo e ele tem um trabalho feito nessa competição. Peguei no Palmeiras e este estava em todas as competições. De forma muito sentida, a estrutura do Palmeiras contratou-me e eu não tinha títulos. Mas há coisas que valem mais do que título. A minha maior alegria foi ver meus jogadores felizes, todos felizes, saberem que todos vão receber um salário extra”, acrescentou Abel, revelando depois que já recebeu um telefonema de Marcelo Rebelo de Sousa, referindo que se trata de “um orgulho tremendo”.
As lágrimas do Campeão! Parabéns, Abel ????????#sporttv #conmebol #tacalibertadores #libertadores #santos #palmeiras #abel pic.twitter.com/bBLthillfJ
— sport tv (@sporttvportugal) January 30, 2021
Entretanto, a conquista de Abel Ferreira já foi assinalada também em Portugal. Sporting, onde jogou e começou a treinar (nos juniores), e Sp. Braga, o clube onde se notabilizou como treinador em Portugal, já deram os parabéns ao técnico. Também a Liga Portugal, através do presidente Pedro Proença, deixou uma mensagem a Abel. “Mais uma conquista, esta protagonizada por Abel Ferreira, que engrandece o Futebol Profissional e que, nesta altura, nos dá um pouco mais de conforto e ânimo. Celebrar os êxitos dos nossos, que estão longe, é como festejar os nossos. Depois de Jorge Jesus, Abel Ferreira elevou o Talento do nosso futebol e do país. Para quem tivesse dúvidas, Portugal está definitivamente na rota mundial do Futebol. Parabéns ao Abel e restante equipa técnica!”, escreveu Proença no Facebook, depois da reação oficial da Liga.
Parabéns Abel Ferreira e @Palmeiras pela conquista da #Libertadores 2020/21! ???? pic.twitter.com/U4WYN6mqK3
— Sporting CP ???? (@SportingCP) January 30, 2021
Uma ovação ???? a um verdadeiro ????????????????????????????????????! ????????
O antigo treinador do @SCBragaOficial acaba de conquistar a Taça Libertadores 2020 ???? ao serviço do @Palmeiras!
Parabéns, Abel!???? pic.twitter.com/yVxUACw0y7
— SC Braga (@SCBragaOficial) January 30, 2021
2019 ➡️ Jorge Jesus
2020 ➡️ Abel Ferreira???????? volta a ter um treinador como ???? do futebol sul-americano!
Parabéns Mister Abel Ferreira???????? ????????#LigaPortugal #criatalento #createstalent #futebolcomtalento pic.twitter.com/YO2TRn5gcK
— Liga Portugal (@ligaportugal) January 30, 2021
Também a Federação Portuguesa de Futebol congratulou o treinador através de uma mensagem do presidente, Fernando Gomes. “Envio um forte abraço de parabéns ao Abel Ferreira e a toda a sua equipa técnica e jogadores pela brilhante conquista da Copa Libertadores após vitória por 1-0 diante do Santos. Treinador que construiu uma carreira superlativa ao longo dos últimos anos, com passagens por grandes clubes portugueses e internacionais, Abel Ferreira, é bom recordá-lo, sucede a outro treinador português, Jorge Jesus, como detentor do mais importante troféu sul-americano de equipas. Fazê-lo aos 42 anos, com uma carreira inteira pela frente, evidencia ainda mais o seu talento, trabalho, esforço e dedicação. Não poderia igual deixar de sublinhar que ao conquistar a Copa dos Libertadores, Abel Ferreira não só se dignifica a si próprio como dignifica a sua profissão, todo o futebol e todo o desporto nacionais. Obrigado e Parabéns, Abel!”, pode ler-se na nota assinada pelo presidente da Federação.
Também Marcelo Rebelo de Sousa deu os parabéns a Abel — para lá do telefonema pessoal –, através de uma mensagem divulgada no site da Presidência da República. “O Presidente da República felicita o treinador português Abel Ferreira pela conquista da Taça dos Libertadores, ao comando da equipa do Palmeiras”, pode ler-se. João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, também assinalou a conquista do treinador. “Pelo segundo ano consecutivo, um treinador português vence a principal competição sul-americana de clubes. Quero agradecer ao Abel Ferreira e à sua equipa técnica por contribuírem com mais esta página de ouro para a história dos treinadores portugueses, que muito orgulha o país”, escreveu no Twitter.
Pelo segundo ano consecutivo, um treinador português vence a principal competição sul-americana de clubes. Quero agradecer ao Abel Ferreira e à sua equipa técnica por contribuírem com mais esta página de ouro para a história dos treinadores portugueses, que muito orgulha o País! pic.twitter.com/JIRtJBgmN5
— João Paulo Rebelo (@jprebelo_sejd) January 30, 2021
Jesualdo Ferreira, que treinou o Santos até agosto, também deixou os parabéns ao compatriota e colega de profissão. “Como todos sabem, a minha ligação com o Santos não foi tão longa como eu desejaria. No entanto, fomos importantes no trajeto da Libertadores, porque os dois primeiros jogos que eu fiz, o Santos ganhou, deu uma embalagem boa para o resto. Hoje estava dividido entre jogadores dos quais eu gosto, com quem gostei de trabalhar, e um treinador de quem eu gosto, português. Portanto, escrever a segunda vez consecutiva no livro da CONMEBOL, na Libertadores, o nome de um treinador português que a venceu, fico muito feliz por isso e saúdo o Abel, se ele me estiver a ver, ou se chegar até ele esta saudação especial”, disse o atual técnico do Boavista em declarações à Sport TV.