Os automóveis com mecânica híbrida plug-in (PHEV) são o segmento que mais cresce em termos de vendas, juntamente com os 100% eléctricos. Daí que sejam cada vez mais os portugueses que usam este tipo de veículos no dia-a-dia, não só porque beneficiam de incentivos fiscais, como porque permitem reduzir os consumos, poupando o ambiente e a carteira, caso se recarregue a bateria sempre que possível.

A maioria dos PHEV tem como motor principal uma unidade a gasolina, como é o caso do Leon Sportstourer, cujo motor 1.4 TSI debita 150 cv e 250 Nm. A poupança provém da presença do motor eléctrico com 102 cv e 330 Nm, que assegura um acumulado de 204 cv, desde que a pequena bateria com 13 kWh tenha energia para o alimentar. Daí que seja importante recarregar a bateria sempre que possível, em casa ou nas proximidades, durante a noite, ou então próximo do trabalho, durante a hora de almoço ou numa ida ao supermercado.

Mas o frio do Inverno limita a capacidade da bateria, ou pelo menos a energia que ela pode proporcionar, e daí o interesse destas quatro regas que a Seat preparou para quem circula de híbridos, algumas das quais também podem ser adoptadas pelos utilizadores de veículos 100% eléctricos. Veja o vídeo aqui:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR