A banda portuguesa de rock Linda Martini revelou esta sexta-feira uma canção nova. O tema, “E Não Sobrou Ninguém”, é “uma reflexão sobre eventos recentes e sobre séculos de atrocidades, injustiça, preconceito e discriminação para com seres humanos que não se enquadram na etnia, género, religião, posição social ou comportamento sexual dominante”, detalha o grupo em comunicado.

Composta e interpretada pelos quatro elementos da banda — André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes —, a canção foi gravada no último mês de janeiro e inspira-se num poema famoso de Martin Niemoller sobre a ascensão do Nacional Socialismo na Alemanha.

A letra foi escrita por André Henriques e numa das partes do tema ouvem-se os seguintes versos: “Por cada braço em riste / Será que te riste / ou levaste a sério? / Quando vierem por ti amanhã / vais gritar “ai mamã, ai mamã, / cresceu-me um império de ódio no cu!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a canção, a banda portuguesa de rock fundada há quase 20 anos — e que tem cinco álbuns de estúdio editados, de Olhos de Mongol (2006), o primeiro, ao mais recente Linda Martini (2018) — quer transmitir uma mensagem humanista. ” A cor da nossa pele, com quem nos deitamos, o que temos entre as pernas, que língua falamos, em que país nascemos, a que Deus rezamos, quanto ganhamos por mês… nada disto nos define, nada disto nos faz melhores pessoas”, vinca o grupo no comunicado.

Linda Martini: “Ouvir música não é como ver o feed do Facebook”

Há cerca de um ano, a 31 de janeiro e a 13 de fevereiro, o grupo português apresentou as suas canções em concertos ao vivo nos Coliseus de Lisboa e Porto. A banda dizia então ao Observador que já estava a pensar no álbum sucessor do disco anterior e homónimo — que incluía canções como “Gravidade”, “Caretano”, “Boca de Sal”, “Semi Tédio dos Prazeres” e “Se Me Agiganto” — e que era possível que esse álbum saísse ainda durante esse ano de 2020.

A pandemia da Covid-19, porém, pode ter contribuído para alterar os planos e não é ainda certo que o grupo lance um novo disco de originais em 2021. O ano pandémico ainda permitiu, porém, a edição de um álbum a solo pelo letrista e integrante da banda André Henriques. Segue-se, em breve, a edição de um álbum a solo pelo baterista da banda Hélio Morais, que o assinará com o nome artístico Murais.

André Henriques: o punk rocker de família quer arriscar por conta própria