O último disco que Carlos do Carmo gravou antes de morrer vai chegar às lojas e plataformas digitais de streaming em abril. A novidade é avançada em comunicado pela antiga editora do fadista, a Universal Music.

O disco de temas inéditos terá como título E Ainda…. Há muito anunciado — chegou a ser apontado para  novembro de 2020 —, sairá a 16 de abril como álbum póstumo mas “foi todo ele concebido e criado em vida” pelo fadista, afiança a editora.

Carlos do Carmo (1939-2021): o nome dele era fado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O álbum “foi gravado ao longo de três anos” e foi feito porque Carlos do Carmo “tinha coisas para cantar”, como se lê numa entrevista antiga ao fadista incluída na edição deluxe do disco. Em E Ainda…, Carlos do Carmo canta poemas de Hélia Correia, Herberto Helder (que nunca tinha cantado), Julio Pomar, José Saramago, Vasco Graça Moura, Sophia de Mello Breyner e Jorge Palma.

A criação de música afadistada ficou a cargo de Victorino D’Almeida, Mário Pacheco, Paulo de Carvalho e José Manuel Neto mas as palavras são essenciais, vincava Carlos do Carmo nessa entrevista: “Para mim não faz sentido cantar o fado sem bons poetas”.

O disco já se encontra disponível em pré-venda e será editado em vários formatos, adianta o comunicado: “Em digital, em vinil, em edição standard em Jewel box com 2 CDs — o álbum de originais e o registo ao vivo dos Coliseus de 2019 — , edição deluxe, digipack de capa rija e num exclusivo Fnac que, para além dos 2 CDs inclui ainda um DVD com o concerto do Coliseu de 2019 e imagens inéditas da gravação em vídeo, ensaios e entrevista com o artista”.

O disco, nota ainda a editora, surge 13 anos depois do álbum À Noite, o último disco de fados em que Carlos do Carmo cantava acompanhado à guitarra, e oito anos depois do seu último álbum de originais, gravado na companhia da pianista Maria João Pires.

Pelo meio, ainda vieram o disco com Bernardo Sassetti, igualmente acompanhado ao piano, onde cantou originais e versões de temas de outros artistas e Fado é Amor, onde revisitou temas da sua carreira ao lado de toda uma nova geração que o tem como mentor e referência no fado.”

Carlos do Carmo erm entrevista. “Vou dizer-lhe uma coisa: detesto vedetas”