A resposta de Pequim à investigação que a Organização Mundial de Saúde (OMS) conduziu na China sobre a origem da pandemia não convence os Estados Unidos. A nova administração, agora com Joe Biden à frente da Casa Branca, manifestou este sábado “grande preocupação” com os primeiros resultados da investigação à origem do coronavírus na China. E repetiu um apelo da OMS: a China tem de fornecer mais informações.

“Temos grande preocupação quanto à forma como os primeiros resultados da investigação sobre a covid-19 foram comunicados e questões quanto ao procedimento usado para conseguir chegar a eles”, declarou o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, em comunicado.

“Para perceber melhor esta pandemia e preparar a próxima, a China deve permitir o acesso aos seus dados sobre os primeiros dias da epidemia”, acrescentou.

O diretor da OMS, Thedros Ghebreyesus, disse na sexta-feira que, após a missão de especialistas na China, todas as opções estão em aberto para explicar a origem do novo coronavírus, SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19. “Quero confirmar que todas as hipóteses permanecem em aberto e requerem mais análise e estudo”, disse o responsável, depois de a missão de especialistas ter, numa conferência de imprensa, em Wuhan, descartado a hipótese de o vírus ter tido origem num laboratório.

Ghebreyesus disse que a equipa que foi à China “não encontrou todas as respostas, mas forneceu informações importantes” que permitem estar mais próximo “do conhecimento da origem do vírus”. O diretor da OMS explicou que a missão – formada por especialistas de 10 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Rússia – divulgará um relatório preliminar da sua visita na próxima semana, que será ampliado nas próximas semanas e explicado numa nova conferência de imprensa dada pela equipa de especialistas.

Ghebreyesus referiu que a missão – que contou também com especialistas da Organização Mundial da Alimentação (FAO, na sigla em inglês) e da Organização para a Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) – decorreu “em circunstâncias muito difíceis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR