A norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) para realização de testes à Covid-19 entre o 3.º e o 5.º dia após admissão de doentes internados e periodicamente a cada cinco dias ou a cada sete dias a partir do último teste entrou em vigor na passada segunda-feira mas, de acordo com o jornal Público, já havia esta regra em vários hospitais.

No Hospital Amadora-Sintra, a testagem ao “5.º dia de internamento” existe desde outubro e, já em janeiro, “foi adicionada a indicação para testagem de doentes que permanecem internados de sete em sete dias”. Neste momento, o serviço de patologia clínica consegue testar “700 testes à Covid-19 por dia” e todos os profissionais de saúde sintomáticos são testados, bem como todos os contactos com casos positivos, sejam de baixo ou alto risco.

Processo idêntico acontece no Centro Hospitalar de São João onde, desde 10 de novembro, se faz um “rastreio a todos os doentes no 5.º dia de internamento” e, em dezembro, começou também a haver testagem de “doentes a cada cinco dias”. A 25 de janeiro passaram também a ser feitos testes “48 horas após a admissão”, o que levou já à deteção de 95 casos de doentes infetados. No caso dos profissionais que estão em serviços de maiores riscos são feitos testes a cada 14 dias.

Também no Hospital Garcia de Orta, em Almada, são feitos “testes regulares aos doentes internados desde outubro”, sendo que os doentes “são testados aquando do início do internamento e semanalmente até à data de alta”. Até agora o laboratório “tem capacidade total para assegurar toda a resposta interna” e os testes aos profissionais são feitos sempre há contacto com um caso suspeito, confirmado ou quando há manifestação de sintomas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Lisboa, no Centro Hospitalar Central, são feitos “rastreios a todos os doentes, ainda que assintomáticos, entre 3.º e o 5.º dia de admissão hospitalar” desde 13  de janeiro e os profissionais de saúde são testados quinzenalmente. No Centro Hospitalar Lisboa Norte estão a efetuar-se adequações para que se cumpra a nova norma, mas há capacidade para responder ao aumento de testagem.

O teste à Covid-19 repete-se ao 5.º e ao 14.º dia de internamento no Hospital de Braga e está prevista a possibilidade de “antecipação dos testes periódicos aos doentes internados a partir do 3.º dia de internamento e a realização de teste semanal, a partir dessa data, enquanto permanecerem internados”. No caso dos profissionais de saúde há testes “sempre que necessário”.

Em Matosinhos, já desde 13 de novembro, que há regras de testes ao 5.º dia de internamento em caso de existência de surto comunitário. Os profissionais de saúde fazem testes “em caso de sintomas, em situação de contacto familiar positivo, de surto na enfermaria onde trabalham e sempre que pensem estar em risco”.