O modelo mais potente e desportivo da gama Cupra vai passar a ser o novo Formentor VZ5, sinónimo de Veloz com motor de 5 cilindros. O SUV da marca espanhola monta, no lugar até aqui ocupado pelo quatro cilindros e dois litros a gasolina sobrealimentado, com 310 cv, o novo motor turbo com 2,5 litros e cinco cilindros, que fornece 390 cv e uma força de 480 Nm, em vez dos anteriores 400 Nm de binário. Esta unidade motriz é similar à que monta o Audi Q3 RS de 400 cv. Isto permite à Cupra posicionar-se dentro do Grupo Volkswagen 10 cv atrás da Audi, mas à frente da VW, Seat e Skoda.

9 fotos

Além do reforço da potência, o Formentor VZ5 usufrui em exclusivo de uma caixa de dupla embraiagem e sete velocidades, com a potência a ser depois distribuída pelas quatro rodas através do sistema da marca, o 4Drive, que permite colocar a força no eixo que mais necessita, seja para tornar o modelo mais eficaz ou mais divertido de conduzir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com todos estes argumentos, o VZ5 só não ultrapassa os 250 km/h porque a isso está limitado electronicamente, mas supera os 100 km/h ao fim de somente 4,2 segundos, em vez dos 4,9 segundos da versão de 310 cv. Como nem só de motor vive um desportivo, o SUV espanhol usufrui do controlo adaptativo do chassi, em que o condutor pode escolher um dos 15 níveis de amortecimento que acha melhor para cada ocasião, além dos travões Akebono com maxilas de seis pistões, montados dentro de jantes com 20”.

4 fotos

Com uma produção projectada de somente 7000 unidades, a fabricação do Formentor VZ5 arrancará na semana 36, ou seja, a 6 de Setembro, devendo chegar a Portugal na semana que começa a 4 de Outubro. Em relação a preços, ainda é muito cedo para serem divulgados, mas certamente serão inferiores aos praticados pelo Audi Q3 RS.