A NASA, agência espacial norte-americana, divulgou na segunda-feira os primeiros sons da superfície de Marte captados pelo veículo-robô Perseverance.

Dave Gruel, um dos responsáveis da NASA pela operação do Perseverance, que aterrou em Marte na semana passada, referiu em conferência de imprensa que o registo sonoro transmitido para a Terra pelo robô permite distinguir “uma rajada de vento” marciano. “Esperamos muito poder continuar a utilizar estes microfones para capturar sons” da superfície marciana, adiantou Gruel.

Tal como outras imagens e vídeos, o som da paisagem vermelha de Marte está a ser disponibilizado pela NASA através das redes sociais.

Não é a primeira vez que são captados sons da superfície do “Planeta Vermelho”. Já em 2018 o módulo InSight tinha enviado para a Terra o som do vento em Marte: a gravação foi editada três vezes para ser audível pelos humanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Oiça aqui o vento de Marte, o primeiro som captado noutro planeta

Agora a Perseverance está dotada de dois microfones, o principal situado numa câmara altamente sofisticada, SuperCam, enquanto o outro ainda não está operacional.

A expetativa em relação à divulgação de sons e imagens fez com que vídeos falsos fossem partilhados nos últimos dias, através das redes sociais, milhões de vezes.

Fact Check. Perseverance fez vídeo com som sobre Marte?

Depois de, na semana passada, a NASA ter divulgado as primeiras fotos da aterragem da Perseverance em Marte, em que se pode observar a entrada na atmosfera marciana, a descida e a abertura do paraquedas supersónico, até ao contacto do veículo com a superfície do planeta, produzindo uma nuvem de pó vermelho, nesta segunda-feira lançou novas imagens em vídeo.

NASA liberta novas imagens de Marte em vídeo

O local escolhido para a Perseverance pousar foi a cratera Jezero, que se crê ter sido no passado um lago onde desembocava um rio, que pode portanto ser rica em microorganismos fósseis.

Uma das missões do veículo-robô é procurar dados sobre a possível existência de vida no planeta, além da recolha de amostras de solo e de rochas que deverão chegar à Terra dentro de uma década.

Missão “Perseverance” da NASA, em busca de vida extraterrestre, já chegou a Marte

O robô aterrou na quinta-feira, pelas 20h56 de Lisboa, na superfície de Marte e o sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra.