Os jornalistas Nicolau Santos e Sérgio Figueiredo integram, separadamente, duas das “duplas” que estão a concorrer à administração da RTP, noticiou este sábado o jornal Eco, citando fontes próximas do processo. Segundo o Eco, há 12 duplas que se candidatam aos cargos de presidente-executivo e administrador com o pelouro dos conteúdos e até ao final de março deverá haver uma decisão.

Este é um concurso que está a ser gerido pela consultora Boyden, contratada pelo Conselho Geral Independente da RTP – e na terça-feira terá terminado o prazo para apresentação de candidaturas. Já tinha sido noticiado pelo Diário de Notícias que Nicolau Santos seria um dos candidatos. O Eco nota que Nicolau Santos, presidente da Agência Lusa desde 2017, faria dupla com o gestor Hugo Graça Figueiredo, que se recandidataria ao cargo de administrador com o pelouro dos conteúdos (foi quem sucedeu a Nuno Artur Silva).

Por outro lado, o antigo diretor de informação da TVI Sérgio Figueiredo também estará envolvido no processo, possivelmente vindo a fazer dupla com Ricardo Monteiro, um gestor (ex-Havas) com experiência internacional que ficaria no cargo de presidente, com Sérgio Figueiredo no pelouro dos conteúdos.

O salário do presidente da RTP é de 5.750 euros brutos por mês, mais 40% em despesas de representação, acrescenta o Eco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR