Depois do XC40 P8 AWD Recharge, o primeiro eléctrico da Volvo que chegará a Portugal ainda em Março, mas já com a nova denominação XC40 Recharge Pure Electric, a marca sueca apresentou hoje o segundo eléctrico da gama, o C40 Recharge. Com o C de crossover, o que se traduz por um SUV com uma carroçaria menos volumosa à custa de um pilar traseiro mais inclinado, o C40 é concebido sobre o XC40, mas apresenta diferenças substanciais de modo a conferir-lhe uma personalidade própria.

A frente do C40 recorre a faróis com um novo desenho, o que associado à grelha “tapada” (mas sem moldura) confere ao crossover uma imagem distinta. Lá atrás, o novo eléctrico usufrui de uma traseira mais inclinada para reivindicar um estatuto de coupé, com um aspecto mais ágil e dinâmico. O tejadilho é mais baixo 6,9 cm e desce consideravelmente na zona traseira, onde é interrompido pelas articulações do portão traseiro, que dão origem a duas pequenas protuberâncias laterais.

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A Volvo informa que a distância entre eixos se mantém inalterada nos 2,702 m, surgindo diferenças de pormenor no comprimento, largura da carroçaria e de vias (veja aqui as características técnicas do crossover). O peso do C40 Recharge é apenas 3 kg inferior, num total de 2,185 toneladas, sendo que o Cx deverá ser inferior aos 0,34 reivindicados pelo XC40. Isto vai ter reflexos nos consumos e, logo, na autonomia, uma vez que em termos de velocidade máxima este Volvo, à semelhança de todos os outros, está limitado a 180 km/h.

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A mecânica do C40 Recharge é idêntica à instalada no XC40 eléctrico, ou seja, um motor com 204 cv instalado em cada um dos eixos, o que perfaz um total de 408 cv. Isso explica que o crossover consiga ir de 0-100 km/h em apenas 4,9 segundos, a mesma capacidade de aceleração do XC40, o que se compreende por partilharem os motores e pela reduzida diferença no peso. A alimentar a mecânica está a mesma bateria formada com células da LG Chem, com uma capacidade total de 78 kWh (75 kWh úteis), podendo ser recarregada a 11 kW em AC e 150 kW em DC. No primeiro caso, a energia no acumulador vai de 0-80% em 8 horas, ou em 40 minutos, no segundo. A Volvo anuncia a capacidade de percorrer 420 km entre visitas ao posto de carga, apenas 4 km mais do que o XC40, provavelmente em virtude de um Cx mais eficaz.

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O novo C40 Recharge começará a ser produzido no Outono, na fábrica da Volvo em Ghent, na Bélgica, de onde saem igualmente os XC40, tanto com motor de combustão como eléctricos, estando previsto chegar ao mercado português antes do final de 2021. Contudo e face à concorrência que entretanto chegou ao mercado europeu, ou irá chegar durante 2021, o novo crossover não vai alinhar pelos SUV eléctricos com maior autonomia, para esta capacidade de bateria.