Depois de uma série de nove vitórias consecutivas entre Campeonato e Supertaça, que vinha desde a temporada de 2018/19, o Benfica foi surpreendido pelo Sporting no jogo em que não tinha margem para falhar e perdeu no último domingo a final da Taça de Portugal frente aos leões por 3-1. No entanto, a “vingança” não demorou e foi servida no Pavilhão João Rocha, como epílogo de um encontro emocionante e que foi só decidido nas vantagens da “negra” (3-2). E as águias podem agora fechar a meia-final do Campeonato em caso de vitória na Luz.

Miguel Maia, um senhor do voleibol que ainda ganha à beira dos 50 anos: Sporting vence Benfica e conquista Taça de Portugal

Apesar de ter registado uma desvantagem de quatro pontos (15-11) e de ter entrado na parte final a perder (18-15), o Benfica conseguiu dar a volta e ganhar o primeiro set por 25-23, fechando também o segundo parcial a seu favor por 25-22 após um melhor início dos leões. No entanto, o conjunto verde e branco e empatou o encontro com triunfos nos sets seguintes por 25-22 e 26-24, conseguindo mesmo salvar um match point dos encarnados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Todas as decisões ficavam adiadas para a “negra”, que teve sempre o Sporting em vantagem por um ou dois pontos até ao triunfo do Benfica, mais forte na parte final e a fechar a partida nas vantagens por 16-14.

“Foi um jogo disputado, semelhante ao da Taça. Houve muita energia dentro de campo mas temos de ser melhores nos momentos decisivos. Com muita luta e entrega, acabamos por vencer e arrancar esta vitória importante no começo do playoff“, comentou no final do jogo Marcel Matz, treinador do Benfica. “Foi um jogo em que as duas equipas sofreram muito fisicamente. O jogo da Taça foi pesado e temos de recuperar os jogadores. A componente física limitou o jogo mas parabéns ao Benfica, que teve uma boa estratégia de bloqueio e foi superior nos detalhes. Temos de parar, pensar e recuperar para o próximo jogo”, resumiu Gersinho, técnico do Sporting.

Na outra meia-final, o Fonte Bastardo ganhou em Espinho por 3-1 e vai agora tentar fechar a eliminatória nos Açores, no sábado e no domingo, à semelhança do Benfica que faz agora dois encontros na Luz.