As especificidades dos doentes oncológicos ativos determinam que a sua vacinação contra a Covid-19 seja articulada entre os médicos e os centros de vacinação, defendeu esta quarta-feira à Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

Prevista para começar em abril, a vacinação dos “milhares de doentes oncológicos ativos em Portugal”, segundo Isabel Barbosa, tem de ser “muito bem planeada” dada a especificidade dos tratamentos destes doentes”.

“Os doentes estão ansiosos porque tem de haver uma articulação entre os médicos oncologistas e hematologistas que os estão a tratar e os centros de vacinação, porque terá de haver o ‘timing’ certo para a vacina. E isso ainda não foi falado”, lamentou a responsável.

Lembrando que os “doentes oncológicos já vacinados foram os que têm mais de 80 anos, com doença controlada e que não estão a fazer tratamento”, Isabel Barbosa enfatiza que na segunda fase, “em que se diz que os doentes com neoplasias ativas estão incluídos”, terão de ficar salvaguardas várias situações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se os doentes são chamados para a vacinação, eles têm de levar informação sobre se aquela é a altura certa para fazer a vacina”, assinalou, exemplificando com o caso das doenças do sangue. Segundo a dirigente da APLL, há doentes “que estão a fazer quimioterapia e que, por vezes, o sistema imunológico está debilitado e é preciso saber quanto tempo têm de esperar para fazer a vacina”.

Isabel Barbosa frisou que “nenhum [dos doentes] diz que não quer ser vacinado”. Neste contexto, disse Isabel Barbosa, a associação propõe que “todos os doentes levem informação do centro hospitalar” onde estão a ser tratados quando forem chamados para a vacinação e também a “criação de novos centros de vacinação nos grandes hospitais para os doentes oncológicos”, embora neste caso admita dificuldades por haver muitos doentes a residir “muito longe dos hospitais”.

A APLL propõe ainda que se “comece a vacinar entre os 40 e os 69, pela idade e não pela doença, ficando os de menos de 40 anos com doença ativa [a ser vacinados] com o resto da população”.

As preocupações manifestadas serão debatidas na quinta-feira numa ‘webinar’ dedicada à temática “Vacinação contra a Covid-19: Perguntas e respostas dos Doentes Hematológicos/Oncológicos”, promovida pela associação e que decorrerá entre as 18h30 e as 20h00.