A AstraZeneca reviu em baixa a taxa de eficácia da sua vacina para 76%, contrastando com os 79% que tinham sido avançados ainda na última segunda-feira. Porém, a farmacêutica continua a indicar que a vacina é 100% eficaz na prevenção de Covid-19 com sintomas graves e/ou hospitalização.

O comunicado da empresa indica, também, que a vacina teve uma eficácia de 85% na prevenção de sintomas entre os voluntários com mais de 65 anos.

Estes são dados atualizados que surgem na sequência de as autoridades norte-americanas terem criticado os dados apresentados pela farmacêutica, notando que estavam “desatualizados”.

Este novo estudo, agora, baseia-se num ensaio clínico onde surgiram 190 casos de infeção pelo novo coronavírus entre 32.400 voluntários vacinados nos EUA, Chile e Peru. “A análise primária é consistente com a nossa análise intercalar, divulgada anteriormente, e confirma que a vacina contra a Covid-19 é altamente eficaz em adultos”, escreveu Mene Pangalos, vice-presidente da unidade de pesquisa biofarmacêutica da AstraZeneca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR