O Presidente francês Emmanuel Macron anunciou esta quarta-feira que as escolas vão fechar durante três semanas para tentar travar a terceira vaga de Covid-19 e que as medidas em vigor nas regiões mais afetadas vão ser alargadas a todo o país.

Macron falou ao país e explicou que a partir de 05 de abril todas as creches e escolas vão fechar e que as férias da Páscoa vão ser antecipadas, sendo gozadas entre os dias 12 e 26 de abril.

No fim de abril as creches e escolas primárias vão reabrir, mas o ensino básico e secundário só reabre no início de maio.

A partir de meados de maio retomaremos a abertura de determinados locais de cultura com regras rígidas, autorizaremos condicionalmente a abertura de esplanadas e iremos ter entre meados de maio e o início do verão um calendário de reabertura gradual à cultura, desporto, lazer , eventos, nossos cafés e restaurantes”, disse Macron.

Além desta medida imperativa, o presidente francês disse que, agora, o plano de contenção da pandemia vai passar pela vacinação. “Tem havido atrasos, tem havido coisas que temos de resolver (…) Nas próximas semanas vamos acelerar ainda mais o número de doses que estamos a receber”, referiu.

Ao todo, França registou 4,6 milhões de casos confirmados do novo coronavírus e 95.495 mortos.

Notícia atualizada às 2h00 do dia 1 de abril

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR