O Departamento de Defesa norte-americano confirmou que as fotografias e vídeos de 2019 sobre “fenómenos aéreos não identificados” (UPA, na sigla inglesa) — divulgados indevidamente devido a uma fuga de informação — são legítimos e remetem para imagens de objetos por explicar, escreve a CNN.
As imagens foram captadas por elementos da Marinha, segundo confirmou Sue Gough, porta-voz do Pentágono, à publicação já citada, e partilhadas na semanada passada nos sites Mystery Wire e Extraordinary Beliefs, embora estivessem a circular online desde 2020. Nelas é possível ver objetos em forma de triângulo a piscar. A mesma porta-voz confirmou também que fotos de três objetos voadores não identificados (OVNIS), um deles em forma de uma esfera, foram também registadas por membros na Marinha.
“De maneira a evitar divulgar informações que possam ser úteis a potenciais adversários”, afirmou Sue Gough, o Departamento de Defesa não discute publicamente os detalhes destas observações. A task-force criada em agosto último para estudar objetos voadores não identificados observados pelas forças militares já incluiu estes “incidentes” nas investigações em curso.
Pentágono divulga três vídeos de encontros com OVNIS para “acabar com qualquer equívoco”
Em 2020, o Pentágono divulgou três vídeos de encontros com OVNIS para “acabar com qualquer equívoco”. As imagens já tinham conquistado milhões de visualizações no YouTube, mas não havia confirmação oficial sobre a sua origem: os vídeos divulgados oficialmente pelo Pentágono foram gravados entre 2004 e 2015 e devido a uma fuga de informação já tinham sido amplamente divulgadas.
Um ano antes, vários pilotos da Marinha norte-americana dos Estados Unidos reconheciam publicamente que, entre o verão de 2014 e março de 2015, avistaram vários objetos não identificados enquanto realizavam manobras militares na costa leste dos EUA. Os pilotos reportaram o sucedido aos seus superiores e relataram que os objetos em causa não tinham motores visíveis e que voavam a velocidades hipersónicas, a mais de 9.000 metros de altura.