O espetáculo “The Present”, de Hélder Guimarães, um mágico (ou ilusionista) português que vive em Los Angeles, na Califórnia (EUA), está nomeado na categoria de “melhor experiência narrativa na área de acontecimentos virtuais e remotos” dos Webby, também conhecidos como “os Óscares da internet”. Até 6 de maio, as votações para escolher o vencedor estão abertas ao público. Pode votar através desta hiperligação.

Ilusionista português Helder Guimarães cria espetáculo virtual e interativo em LA

Em abril de 2020, no início da pandemia de Covid-19, Hélder Guimarães, decidiu lançar o espetáculo “The Present” num formato puramente online, tendo estreado a 7 de maio. Isto depois de ter suspendido os projetos nos quais estava a trabalhar, por causa da pandemia. Em 2019, o prestigiado mágico foi aclamado pelo espetáculo “Invisible Tango”. O The Present permitia que 25 casas ao mesmo tempo pudessem ter uma experiência de ilusionismo através da plataforma de videochamadas Zoom. Ao todo, o espetáculo conquistou cerca 14 mil pessoas e um milhão de dólares (cerca de 832 mil euros) em seis meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Um vídeo de Hélder Guimarães a fazer um truque de magia durante o confinamento em abril de 2020 enquanto recita Fernado Pessoa]

Em junho de 2020, numa entrevista ao Dinheiro Vivo, Hélder Guimarães explicou que o espetáculo como conseguiu “ter sucesso a surpreender o público mesmo por videoconferência”. De acordo com o mágico, a ideia surgiu devido a ter ficado em isolamento durante um mês quando tinha 11 anos após ter sido atropelado por um carro. Foi nesse momento que começou a criar os truques de ilusionismo. Na altura, o artista defendeu que os espetáculos “se devem reinventar” devido à pandemia. Em maio de 2015, publicações como o The New York Times aclamaram a ideia do ilusionista.

Os prémios Webby, da Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (IADAS, sigla em inglês), vão na 25ª edição e, todos os anos, escolhem o melhor que foi publicado na internet.