894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nuno Correia da Silva

Convidado

Artigos publicados

Escolas

Proibir é mais fácil que educar

O desafio é libertar as crianças, os adolescentes, do telemóvel, ou, melhor, das redes. Libertá-los exige perceber o que os prende, o que procuram nas redes, o que encontram na net e não na escola.
Habitação e Urbanismo

O Percevejo é de Esquerda

Curiosamente, ou talvez não, a esquerda não fala na pressão da imigração ilegal no preço das rendas. Em Lisboa há camas a serem arrendadas a 200 euros mês, tendo cada quarto várias camas. É desumano.
Assédio Sexual

Quantas caras tem a FIFA?

A FIFA que suspendeu Rubiales, por um beijo imponderado a uma atleta, é a mesma FIFA que organizou o último campeonato do mundo no Qatar, país onde os direitos das mulheres são negados.
Espanha

A esperança mora ao lado

Que a vitória do PP e da direita espanhola sirva de guia, que inspire a direita portuguesa, tão pouco atractiva e tão refém de pequenas coisas e tão distante das grandes causas. 
BCE

Christine Lagarde veio a Lisboa perder a vergonha

Hoje a causa  da inflação está no preço das chamadas commodities, a resposta deverá ser a mesma – a Europa agir como um todo, ganhar poder de mercado e combater as estratégias especulativas.
Défice Público

Novos desafios para a Democracia

Para comemorarmos o cinquentenário do 25 de Abril sem défice acumulado, com um défice igual ao de há 50 anos, teríamos de trabalhar o próximo ano sem receber qualquer retribuição.
Economia

Inflação ou recessão?

As causas da inflação, energia e inflação oportunística, não se combatem com subida da taxa de juro: enquanto os bancos centrais fazem de conta que resolvem o problema, o poder político fecha os olhos
CDS-PP

A Direita é vítima de nunca ter existido

A Direita quando governou perdeu a oportunidade de mostrar a diferença, sucumbiu à tentação do leilão dos votos, não devolveu às pessoas a confiança que foi capturada por um Estado desconfiado.
Aborto

Politicamente correcto, centro de toda a cobardia

Considerar o aborto como um instrumento de decisão reprodutiva, colocando-o ao mesmo nível da pílula, é de uma frieza e falta de honestidade intelectual que só pode resultar de dogmas ideológicos.
25 de Abril

Pomba vermelha

Por maior que seja a foice e o martelo é impossível esconder a subserviência, a resignação, a cobardia dos que até há bem pouco tempo se faziam passar por valentes e por autores matérias da revolução.
Legislativas 2022

A esquerda absoluta

O CDS não tem representantes na Assembleia mas tem dos melhores quadros do país, terá de se reinventar, de se mobilizar, de transformar as dificuldades em forças e reerguer-se mais forte do que nunca
António Guterres

O Secretário-Geral da ONU não pode ser um Calimero

Todos nos sentimos honrados pelo lugar que ocupa, mas a marca portuguesa sempre foi de coragem, de determinação e de apego à justiça. E é essa marca que se pede a um Secretário-Geral português.
Ministério da Educação

Ministério da Estupidificação, com S.E. da Inveja

Não há maior desigualdade que sujeitar uma geração à mesquinhez de um Ministro. Cada minuto que o Ministro esteja a mais no Ministério da Educação, é um minuto adiado para a futuras gerações.
Economia

Um orçamento de “guerra”

Incentivar o consumo por via do aumento dos salários, sem aumento da produção, é um presente envenenado. Aliás, o aumento real do salário só poderá ser feito por aumento da produtividade.
Terceira Idade

Os velhos não são coisas

A fundação que detém o lar de Reguengos recebeu do Estado cerca de um milhão de euros. O mesmo valor permitiria a cada pessoa receber um crédito de 700€ e, com esse apoio, poderia livremente escolher.
CDS-PP

As Cavernas de Isabel Moreira

Pretendem dividir a sociedade em duas: a pseudo-progressista e a ultraconservadora e estão focadas em criar um conflito que sirva de terra fértil à agenda de desconstrução social.
Economia

Novas coisas novas

A metáfora da bicicleta é a mais apropriada ao estado da economia portuguesa: não se pode parar, parando cai. É preciso manter em andamento, não cair garantindo liquidez, disponibilidade de tesouraria
Execução Orçamental

Excedente de falta de vergonha

Governo e Presidente congratulam-se com os resultados da execução orçamental. O único excedente que reconheço nas contas públicas é o da falta de vergonha.
Floresta

Lei de assalto aos mais pobres

O desespero que o calendário está a criar é responsável por um ataque feroz à floresta. Os proprietários em situação de verdadeira coação aceitam o corte das árvores em troca da limpeza dos terrenos.
Alojamento Local

A proposta mais estúpida do mundo

Só o alojamento local gera, para a economia de Lisboa, qualquer coisa como seis mil milhões de euros, seis vezes mais do que a Autoeuropa. Foi o setor que mais contribuiu para a criação de emprego.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.