Três pessoas diferentes, todas elas com cargos hierárquicos superiores. Catarina Furtado junta-se assim à lista de mulheres que nas últimas semanas, na sequência das declarações da atriz Sofia Arruda, têm vindo a denunciar casos de assédio sexual. A apresentadora e atriz expôs ao semanário Expresso o seu caso.

Catarina Furtado revelou que foi “alvo de assédio sexual em diferentes situações, por parte de três pessoas com cargos hierárquicos superiores” a si. E que tudo aconteceu no início da sua carreira.

Uns fizeram-me convites insinuantes, óbvios, que não davam margem para eu ter dúvidas do que era pretendido, outros eram mais rebuscados. Mas percebia-se completamente as suas intenções”, contou.

Recorda que era “muito nova” e que, na altura, contornou a situação “fingindo que não era nada” consigo e com “inteligência emocional”. Ainda assim, conseguiu “evitar uma relação de hostilidade, de conflito” e resolveu a situação sem sofrer represálias. “Apesar de sentir medo de perder alguma coisa que estava a conquistar por mérito próprio, tinha uma retaguarda familiar, sabia perfeitamente que tinha um porto seguro”, afirmou.

A atual embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População já em 2018 tinha revelado num podcast da Rádio Comercial que tinha sido assediada. Agora quis aprofundar o assunto “para possibilitar a outras pessoas que façam o mesmo”, embora recuse apontar nomes por receio que a “atenção” fosse “desviada de uma forma sensacionalista”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR