A final four da Liga dos Campeões de futsal de 2020/21 tinha exatamente os mesmos quatro participantes que a Liga dos Campeões de futsal de 2018/19: Sporting, Inter FS, Barcelona e Kairat Almaty. Há dois anos, os leões conquistaram o troféu pela primeira vez depois de deixarem para trás o Inter, na meia-final, e de derrotarem o Kairat, na final. Este ano, voltavam a encontrar os cinco vezes campeões europeus nas meias-finais. Mas Nuno Dias, o treinador, garantia que o jogo tinha poucas semelhanças com o de há dois anos.

“Além de uma quantidade enorme de jogadores diferentes, as ideias são diferentes, tanto ao nível individual como coletivo ou de organização. A única coisa idêntica são as camisolas e os emblemas. O Sporting perdeu muitos jogadores desde esse tempo e incluiu outros, tem alguns ajustes em relação ao que era”, atirou o técnico. Ora, um dos jogadores que o Sporting perdeu desse esse tempo foi Dieguinho, que em 2019 marcou três golos ao Inter FS. Este sábado, em Zadar, na Croácia, os leões não podiam contar com o ainda lesionado Cardinal e o castigado Rocha.

Sporting ganha ao KPRF, chega aos quatro melhores da Europa e vai discutir com Inter FS lugar na final da Champions

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esperamos um Inter competitivo mas estamos focados no que será o nosso empenho, organização, trabalho, jogadores e estratégias. Esse será o foco maior, obviamente com atenções no que o nosso adversário nos vai colocar. Por mais desenhos que faça no papel, se a qualidade individual não existir, as coisas não resultam. Para resultar, é preciso uma série de coisas acontecerem. A qualidade individual, a coordenação de movimentos, os timings… Parece pouca coisa mas tem muitas horas de treino e dá-nos um prazer enorme ver que o trabalho compensa”, explicou Nuno Dias. Ainda assim, acabou por ser um dos “desenhos no papel” a tornar-se viral nos últimos dias, com o vídeo de uma das pausas técnicas contra o KPRF, na ronda anterior, e o golo de Cavinato que foi a representação exímia daquilo que o treinador tinha pedido.

Este sábado, o Sporting invicto há 45 jogos consecutivos, desde janeiro de 2020, encontrava um Inter FS que tinha ultrapassado o Ugra Yugorsk sem dificuldades na ronda anterior. Os leões começaram com Guitta, João Matos, Taynan, Merlim e Cavinato e arrancaram com muita intensidade e uma pressão alta eficaz que permitiu chegar à vantagem logo nos primeiros minutos: num lance em que o guarda-redes do Inter não fica muito bem na fotografia, Cavinato só precisou de encostar para a baliza deserta para chegar ao terceiro golo nesta final four (2′).

Cecilio respondeu do outro lado com um pontapé à malha lateral (3′), enquanto que Pola falhou de forma inacreditável praticamente em cima da linha de golo (4′), mas o Sporting ia mantendo um ligeiro ascendente muito graças à enorme pressão que estava a aplicar. Com o avançar dos minutos, e também fruto do resultado, o jogo foi aquecendo, entre discussões e confrontos recorrentes entre os jogadores e o árbitro obrigado a mostrar vários cartões amarelos. Os leões chegaram à quinta falta à passagem dos 10 minutos iniciais, numa fase ainda algo embrionária da partida, e foram obrigados a gerir a intensidade até ao intervalo, permitindo mais bola e iniciativa ao Inter FS.

Nesse sentido, o empate acabou por aparecer. Na conversão de um canto por parte dos espanhóis, o Sporting desconcentrou-se e permitiu que Borja aparecesse sozinho na cara de Guitta (11′). A resposta dos leões, porém, não poderia ter sido melhor: logo no minuto seguinte e também na sequência de um canto, Guitta subiu no terreno e rematou forte, com a bola a desviar em Borja para entrar na baliza do Inter (12′). Depois dos dois golos e reconquistada a vantagem, Nuno Dias pediu um desconto de tempo e deixou três ideias-chave aos jogadores — a necessidade de prestar atenção a Pito, que estava a ser o grande desequilibrador do lado adversário; a necessidade de manter a “margem de segurança” na hora de pressionar, para não arriscar a sexta falta; e a necessidade de manter a concentração, principalmente em lances semelhantes ao que deu o golo dos espanhóis.

O Inter FS acabou por chegar também à quinta falta a menos de cinco minutos do intervalo e Guitta foi somando várias intervenções importantes que mantinham a vantagem leonina, enquanto que João Matos ficou perto de marcar com um remate forte que Herrero defendeu (17′). No fim da primeira parte, o Sporting estava a vencer e estava a 20 minutos de carimbar mais uma presença na final da Liga dos Campeões de futsal.

Na segunda parte e já sem o peso das cinco faltas, o Sporting voltou à estratégia com que tinha iniciado o jogo e recuperou a pressão alta e intensa, com Cavinato a ter desde logo uma grande oportunidade para voltar a marcar (23′). O terceiro golo, contudo, já não tardou muito mais: na sequência de um lance de bola parada, Taynan atirou um pontapé muito violento que só parou no fundo da baliza (24′). O antigo jogador do Kairat Almaty assumiu um papel muito importante nesta fase do jogo, com inúmeras intervenções defensivas e uma intensidade bem acima da média que puxou pela equipa. Foi neste período que Guitta voltou a negar um golo ao Inter, com uma enorme defesa (26′), e que Zicky falhou o quarto golo dos leões quando estava isolado na cara de Herrero (26′).

Inter FS  Sporting CP - 2021 UEFA Futsal Champions League Semi-Final

Taynan foi fulcral na segunda parte, com um golo marcado e diversas intervenções defensivas

A perder, o Inter FS passou a pressionar mais, encostando o Sporting ao próprio meio-campo, e acabou por reduzir a desvantagem com alguma sorte à mistura, já que Tomás Paçó desviou um canto batido por Trípodi (32′). Os leões atravessavam nesta altura o pior momento no jogo, algo perdidos entre a necessidade de defender o resultado e a vontade de chegar ao golo, e iam cometendo erros desnecessários — sendo que, mais uma vez, chegaram às cinco faltas logo à passagem a cerca de sete minutos do final. O quarto golo, por intermédio de um bonito lance individual de Pany Varela, apareceu na altura perfeita e acabou por garantir outro conforto ao Sporting (34′). Até ao fim, e quando o Inter já estava totalmente descompensado, Erick ainda fechou as contas com a baliza totalmente deserta (40′).

Até ao fim, os leões seguraram a vantagem, carimbaram a vitória (2-5) e asseguraram a presença na final da Liga dos Campeões na próxima segunda-feira, ficando agora à espera do vencedor da outra meia-final, entre o Barcelona e o Kairat Almaty. O Sporting chega à quinta final da sua história, à quarta nos últimos cinco anos e vai à procura do segundo título europeu depois da conquista de 2019.