Pessoas que procuram ou lutam por uma vida mais sustentável e um planeta mais saudável vão poder sair do anonimato e ainda ganhar uma viagem ao maior parque florestal da Europa, participando numa iniciativa que nesta quarta-feira é apresentada.

O movimento “Faz pelo Planeta by Electrão”, com o alto patrocínio do Presidente da República, é nesta quarta-feira lançado em Lisboa e procura encontrar os heróis anónimos nesta área, seja a nível da comunidade seja nas empresas.

A iniciativa é da Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, que em comunicado exemplifica quem são possíveis destinatários: a pessoa que recolhe plástico na praia ou no campo, ou a pessoa que vive de forma minimalista e pratica um estilo de vida sustentável.

“A Electrão está à procura desses ativistas anónimos dispostos a salvar o planeta” e que possam inspirar outras pessoas, quer sejam “Big Changers”, a nível da comunidade, quer sejam “Corporate Changers”, os que nas empresas se destacam por impulsionar boas práticas ambientais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os escolhidos como campeões da mudança têm direito a uma viagem de quatro dias ao maior parque florestal da Europa, o Parque Nacional Bialowieza, na Polónia. As empresas vencedoras também serão premiadas.

No comunicado a associação explica que para inspirar a participação de muitos ambientalistas, que ainda se encontram na sombra, foram envolvidos na iniciativa influenciadores da área ambiental, e diz que as inscrições podem ser feitas na página oficial do movimento.

O planeta precisa que todos se mobilizem para esta grande causa. Porque não somos capazes de travar esta luta sozinhos estamos determinados a encontrar pessoas verdadeiramente extraordinárias, que sabemos que existem e que podem inspirar esta mudança de forma natural, quer na comunidade, quer nas empresas”, disse, citado no comunicado, o diretor-geral da associação, Pedro Nazareth.

E diz também que o movimento, que tem o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, pretende promover não só a reciclagem de resíduos, mas a viragem para uma economia mais circular.

A Electrão é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 6.000 locais de recolha e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.