Alguns dos menores que chegaram esta semana a Ceuta, provenientes de Marrocos, fizeram-no a achar que veriam os jogadores Cristiano Ronaldo e Lionel Messi em ação, garantiu à agência de notícias EFE uma voluntária que distribui alimentos na fronteira.

Também o El Mundo, citando o jornal local El faro de Ceuta, conta que a mensagem “Cristiano Ronaldo joga em Ceuta” viralizou entre crianças e jovens, de maneira a provocar a debandada rumo à fronteira com Espanha. A mensagem foi enviada por telefone e seduziu muitos adolescentes das escolas de Castillejos, em Marrocos. Agora, as salas de aulas permanecem significativamente mais vazias e famílias pedem ajuda para voltarem a ser reunidas com os respetivos filhos — muitos deles cruzaram a fronteira sem o conhecimento dos pais que, entretanto, criaram grupos de Facebook onde colocam fotografias das crianças com quem não falam há dias.

Outra das mensagens falsamente difundidas, espalhada por toda a região, foi a de que Ceuta ia transferir os marroquinos para a península. Isso depois de se afirmar que a fronteira estaria aberta na passada segunda-feira. O El faro de Ceuta conta ainda que houve menores que pensavam que iam participar numa excursão e outros que iam ver um jogo de futebol estrelado por Cristiano Ronaldo. “Muitos viram que as pessoas corriam, disseram que tinham aberto a fronteira, que era como se fosse uma festa, e foram-se embora. A escola agora está vazia, sem filhos e os pais a chorar”, conta uma residente de Castillejos.

Cerca de 8.000 migrantes chegaram ao enclave de Ceuta desde segunda-feira de manhã, incluindo centenas de menores — as autoridades concentram agora as atenções nas 850 crianças que permanecem em território espanhol. Os menores estão a ser submetidos a testes de despiste à Covid-19 e, em alguns casos, as autoridades estão a tentar determinar se têm menos de 18 anos — alojamento e alimentação estão a ser dados pela polícia espanhola, esclarece ainda a EFE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR