Numa medida de incentivo à vacinação contra a Covid-19 nos mais jovens, a Casa Branca anunciou esta sexta-feira uma parceria, que vai entrar em vigor no início de junho, com as apps de encontros como o Tinder, o Bumble e o Hinge, que vai permitir ver se os utilizadores são vacinados ou não.
Em troca de o utilizador colocar esta informação, as aplicações vão até atribuir uma recompensa — no Tinder, por exemplo, quem a puser vai ter direito a um “Super Like”, que permite ver se o interesse da pessoa na qual se está interessada é recíproco.
“Distanciamento social e a ideia de namorar são sempre uma combinação desafiante”, disse Andy Slavitt, conselheiro epidemiológico do governo norte-americano à Reuters, acrescentando que “agora temos algo que nos tornar a todos mais atrativos: a vacinação”.
Além da recompensa, o Tinder também vai disponibilizar qual é o ponto de vacinação mais próximo e vai permitir que os utilizadores coloquem um “autocolante” no perfil para incentivar a vacinação. Jim Lanzone, diretor executivo da aplicação, revelou estar “entusiasmado por trabalhar com a Casa Branca para ajudar a que 70% dos adultos americanos estejam vacinados até 4 de julho”.
Um estudo elaborado pela aplicação também veio mostrar que estar vacinado é tornar-se mais “sexy”, uma vez que mais de metade dos membros da Geração Z (que tem entre 15 e 25 anos) prefere namorar com alguém vacinado.