A atleta norte-americana Brianna McNeal, campeã olímpica dos 100 metros barreiras nos Jogos Rio2016, foi suspensa por cinco anos por “obstrução no processo de gestão de resultados” dos testes antidoping, anunciou esta sexta-feira a Unidade de Integridade do Atletismo.

Num comunicado, o organismo, criado em 2017 pela World Athletics, para combater a existência de doping na modalidade, considerou que McNeal violou as regras ao obstruir o “processo de gestão de resultados” dos testes e, por ser reincidente, foi castigada com uma suspensão de cinco anos, com início em agosto do ano passado.

A atleta de 29 anos já tinha sido impedida de competir nos Mundiais de 2017 por ter falhado três testes antidoping, o que resultou numa suspensão de um ano.

Entretanto, a suspensão está para já congelada, depois de McNeal ter apelado para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), com uma decisão a ser esperada antes do arranque dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, agendados de 23 de julho a 8 de agosto.

Isto significa que a campeã olímpica dos 100 metros barreiras poderá competir nas provas de qualificação dos Estados Unidos para os próximos Jogos, que vão decorrer em 27 de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR