908kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Abel Mateus

Convidado

Professor Universitário de Economia. Senior Fellow no University College de Londres e no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Foi co-fundador da Faculdade de Economia e MBA da Universidade Nova de Lisboa. Primeiro Presidente da Autoridade da Concorrência e Administrador do Banco de Portugal. Economista Senior do Banco Mundial.

Artigos publicados

Orçamento do Estado

Política orçamental: reduzir a pobreza em Portugal

Há que sublinhar a importância no desenho dos programas e medidas de combate à pobreza para evitar as “armadilhas da pobreza”, isto é, a perpetuação destas situações por mau desenho destas políticas.
Orçamento do Estado

Política orçamental e redistribuição do rendimento

Alguns países do Leste Europeu conseguem maior redistribuição do rendimento com sistemas fiscais muito menos progressivos, casos da República Checa, Eslovénia, Polónia, bem como sos Países Nórdicos.
Orçamento do Estado

Estabilidade financeira e política anti-cíclica

O OE-25 (e provavelmente o OE-26) vão dar um impulso à procura global (não necessariamente ao PIB potencial) e devem provocar alguma aceleração do PIB (eventualmente superior às projeções do Governo).
Impostos

OE 2025 análise macro: Contributo para crescimento

São as elevadas taxas marginais de imposto que mais contribuem para a redução do crescimento económico. É, pois, urgente, reduzi-las e fazer uma reforma fiscal que modernize e harmonize o sistema.
Universidades

Como foram lançadas as bases da Nova SBE?

Neste nosso modelo constituiu-se primeiro uma massa crítica de doutorados nas melhores universidades internacionais, e depois lançou-se um projeto de escola baseado nos melhores programas e práticas.
Eleições EUA

Kamala e Trump: que implicações para a Europa?

A UE enfrenta problemas sérios de quase estagnação no crescimento económico, mas a vitória de qualquer dos candidatos nas eleições não irá contribuir substancialmente para a resolução desses bloqueios
União Europeia

Draghi: solução da crise existencial da UE?

Os políticos devem deixar de criar ilusões, pois os protestos sociais e resultados eleitorais não vão deixar de os castigar. Irá von der Leyen usar o relatório como blueprint para as suas políticas?
Eleições Europeias

Eleições Parlamento Europeu: os debates europeus

Não há dúvida que a agressão da Rússia à Ucrânia, e as ameaças militares da Rússia e económicas da China à Europa alteraram radicalmente o contexto geopolítico da União Europeia.
Eleições Europeias

As eleições europeias: que governação para a UE?

A maioria dos países não está disposta a apoiar uma solução puramente federal. Por estas razões, uma abordagem experimental passo a passo ajudaria a superar a relutância e o medo.
Legislativas 2024

Factos históricos e ensinamentos para o eleitor

Aumentar pensões de miséria para o salário mínimo custaria uns 800 milhões de euros por ano: incomportável. Mas ao longo de uma década, mudando de políticas, já seria possível. Uma diferença abismal!
Dívida Pública

Porque baixa o peso da dívida pública?

Se a redução do peso da dívida foi obtida pelo XXI Governo através da austeridade, desde então foi a inflação e a recuperação do PIB que permitiram para a sua redução, e não as políticas dos governos.
Guerra na Ucrânia

Um ano de guerra: os custos económicos

As ajudas bilaterais e multilaterais do Ocidente à Ucrânia representaram até agora 0,37% do PIB dos EUA e 0,35% da UE, que corresponde a quase um quarto da ajuda total externa destes países.
Ensino Superior

Como se classificam as universidades portuguesas?

Nos rankings do Times não temos nenhuma universidade no top 350 mas nove universidades no top 1000. Os rankings de Shangai colocam as universidades do Porto e Lisboa no top 300 mas só seis no top 1000
Educação

Quatro prioridades na educação até ao secundário

Propõe-se a modernização na formulação e discussão das políticas sociais baseadas num sistema simples e transparente, acompanhando os avanços académicos e práticos, base da monitorização das políticas
Globalização

Que políticas para a decouplagem Ocidente/China?

Os governos do Ocidente vão ter de identificar os problemas e políticas económicas e geoestratégicas necessárias para a nova configuração mundial que assegure a sobrevivência e progresso da humanidade
Globalização

O impacto da (des)globalização e os seus perigos

Vejamos quais os benefícios e custos da (des)globalização com base em dados históricos e modelos de simulação para podermos mais facilmente avaliar o trade-off entre crescimento económico e segurança.
Geopolítica

A nova geopolítica global I: perspetiva económica

Estamos perante uma evolução económica do gigante China e do anão Rússia. Neste cenário a Europa deveria ter a possibilidade de reduzir drasticamente a dependência da Rússia sem grandes custos.
Inflação

Que políticas anti-inflacionistas?

A taxação dos lucros extraordinários tem sido advogada para outros setores. Tal interferência não faz sentido. E quando houver perdas extraordinárias também as empresas devem receber subsídios?
Guerra na Ucrânia

A guerra da Rússia contra a Ucrânia: uma proposta

Como a União Europeia pode promover o cessar-fogo, proteger o flanco oriental da NATO e reconstruir a sua defesa militar assim como a segurança energética da Europa.
Crescimento Económico

Pôr Portugal a convergir para a União Europeia (I)

O V Congresso da Sedes estudou os problemas da economia e sociedade portuguesas e propôs soluções pragmáticas, exequíveis, num horizonte de curto ou longo prazo, orientadas para o centro político.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.