788kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Abel Mateus

Convidado

Professor Universitário de Economia. Senior Fellow no University College de Londres e no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Foi co-fundador da Faculdade de Economia e MBA da Universidade Nova de Lisboa. Primeiro Presidente da Autoridade da Concorrência e Administrador do Banco de Portugal. Economista Senior do Banco Mundial.

Artigos publicados

Legislativas 2024

Factos históricos e ensinamentos para o eleitor

Aumentar pensões de miséria para o salário mínimo custaria uns 800 milhões de euros por ano: incomportável. Mas ao longo de uma década, mudando de políticas, já seria possível. Uma diferença abismal!
Dívida Pública

Porque baixa o peso da dívida pública?

Se a redução do peso da dívida foi obtida pelo XXI Governo através da austeridade, desde então foi a inflação e a recuperação do PIB que permitiram para a sua redução, e não as políticas dos governos.
Guerra na Ucrânia

Um ano de guerra: os custos económicos

As ajudas bilaterais e multilaterais do Ocidente à Ucrânia representaram até agora 0,37% do PIB dos EUA e 0,35% da UE, que corresponde a quase um quarto da ajuda total externa destes países.
Ensino Superior

Como se classificam as universidades portuguesas?

Nos rankings do Times não temos nenhuma universidade no top 350 mas nove universidades no top 1000. Os rankings de Shangai colocam as universidades do Porto e Lisboa no top 300 mas só seis no top 1000
Educação

Quatro prioridades na educação até ao secundário

Propõe-se a modernização na formulação e discussão das políticas sociais baseadas num sistema simples e transparente, acompanhando os avanços académicos e práticos, base da monitorização das políticas
Globalização

Que políticas para a decouplagem Ocidente/China?

Os governos do Ocidente vão ter de identificar os problemas e políticas económicas e geoestratégicas necessárias para a nova configuração mundial que assegure a sobrevivência e progresso da humanidade
Globalização

O impacto da (des)globalização e os seus perigos

Vejamos quais os benefícios e custos da (des)globalização com base em dados históricos e modelos de simulação para podermos mais facilmente avaliar o trade-off entre crescimento económico e segurança.
Geopolítica

A nova geopolítica global I: perspetiva económica

Estamos perante uma evolução económica do gigante China e do anão Rússia. Neste cenário a Europa deveria ter a possibilidade de reduzir drasticamente a dependência da Rússia sem grandes custos.
Inflação

Que políticas anti-inflacionistas?

A taxação dos lucros extraordinários tem sido advogada para outros setores. Tal interferência não faz sentido. E quando houver perdas extraordinárias também as empresas devem receber subsídios?
Guerra na Ucrânia

A guerra da Rússia contra a Ucrânia: uma proposta

Como a União Europeia pode promover o cessar-fogo, proteger o flanco oriental da NATO e reconstruir a sua defesa militar assim como a segurança energética da Europa.
Crescimento Económico

Pôr Portugal a convergir para a União Europeia (I)

O V Congresso da Sedes estudou os problemas da economia e sociedade portuguesas e propôs soluções pragmáticas, exequíveis, num horizonte de curto ou longo prazo, orientadas para o centro político.
Coronavírus

Teve Portugal êxito na gestão da pandemia?

Podíamos ter feito melhor nas políticas de saúde com uma resposta mais consistente e atempada às ondas pandémicas, sobretudo nos primeiros meses de 2021 em que batemos recordes a nível mundial.
Política

Reformar o sistema político e desenvolver Portugal

A Sedes propõe uma democracia que seja mais representativa, aberta e solidária, elegendo governos preocupados em elevar o nível de vida dos cidadãos, um Estado mais ágil e uma sociedade mais ambiciosa
Democracia

Sistema político sem resposta para desenvolvimento

Para muitos governos dos últimos 20 anos a alocação de recursos foi mais condicionada por grandes grupos de interesse empresarial ou por grupos corporativos e sindicais do que pelo interesse nacional
Coronavírus

Portugal: record mundial na terceira vaga

Como o recordista mundial nas infeções e nas mortes por habitante na terceira onda da pandemia Portugal tem números que deveriam levar as autoridades a fazer uma análise profunda do porquê da situação
Coronavírus

Urgência na produção e distribuição da vacina

Carta Aberta à Sra. Presidente da Comissão Europeia e à Presidência Portuguesa da União Europeia
Coronavírus

Políticas contra a Covid: que lições para Portugal

Existe uma larga diferença no sucesso de combate à pandemia de Covid-19 entre os países da UE, em que Portugal figura numa situação intermédia, sendo que mantém o risco de uma terceira onda pandémica.
Pandemia

As duas ondas da Covid em Portugal no quadro da UE

Em termos gerais, Portugal está no décimo lugar em termos de infeções, a contar dos mais graves na UE. Já em termos da taxa de mortalidade estamos a meio da tabela, na 15ª posição.
Coronavírus

Europa continua a registar a maior mortalidade

Continua a verificar-se uma diferença significativa entre os dois lados do Atlântico: um maior número de infetados por habitante nos Estados Unidos, mas um maior número de mortes na União Europeia.
Coronavírus

UE: Porque são diferentes as taxas de mortalidade

A prevalência da vacinação da BCG, iniciada entre nós durante o Estado Novo no combate à tuberculose, parece ser um fator importante da redução da mortalidade devida à Covid-19 tomando a amostra da UE

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora