Vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda e Bragança apresentam esta terça-feira risco máximo de incêndio, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro), Nisa e Gavião (Portalegre), Mação (Santarém), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Fundão (Castelo Branco), Figueira Castelo Rodrigo (Guarda), Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou também cerca de 60 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

De acordo com o IPMA, há também mais de 70 concelhos de vários distritos do continente em risco elevado. O risco de incêndio vai intensificar-se em algumas regiões de Portugal continental pelo menos até ao final da semana. O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA prevê para esta terça-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral a norte do Cabo Raso, e vento de norte, mais intenso na faixa costeira ocidental. A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura máxima no Centro e Sul e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro.

AS temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 10 graus Celsius (em Viana do Castelo) e 20 (em Faro) e as máximas entre os 19 graus (em Aveiro) e os 35 (em Évora e Beja).

Continente e Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta

Todos os distritos do continente e o arquipélago da Madeira apresentam nesta terça-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também as ilhas de São Miguel (grupo oriental dos Açores) e Terceira (grupo central) em risco elevado e Faial (grupo central) e Flores (grupo ocidental) em risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.