Este artigo é da responsabilidade de Microsoft Portugal
Estima-se que atualmente menos de 10% das empresas que utilizam Inteligência Artificial (IA) conseguiram de facto operacionalizá-la efetivamente nos seus processos de negócios ou ter estratégias globais e integradas para toda a organização.
As principais razões para isso não são tecnológicas. As causas estão maioritariamente relacionadas com falta de competências e dificuldades na construção de estratégias de criação de valor alicerçadas nas capacidades analíticas disponíveis e em IA, incluindo dimensões como a governação e utilização ética dos dados.
Saber como guiar as pessoas num contexto de mudança e definir uma estratégia num contexto de profunda transformação digital é fundamental para a criação de valor para o negócio.
A transformação digital está mais presente do que nunca e é vital que os executivos compreendam o potencial da IA no presente e futuro, de forma que consigam criar uma abordagem holística para a IA, adotar práticas de utilização responsável destas tecnologias e acompanhar as alterações de cultura organizacional e de processos nas organizações.
Com base nestas premissas, a Microsoft lançou em 2019 o AI Business School, em parceria com o INSEAD, uma iniciativa global gratuita que pretende capacitar os líderes e executivos de negócios para construírem estratégias eficazes de IA dentro das suas organizações. O curso é gratuito, online e de acesso livre a qualquer pessoa que queira enriquecer os seus conhecimentos de liderança com estratégia de IA.
O AI Business School aborda uma variedade de tópicos com base nos interesses dos líderes empresariais e da indústria. O conteúdo do curso inclui 10 casos de estudo, 5 palestras académicas, 5 guias práticos, 15 vídeos de perspetiva executiva e 7 palestras de tecnologia, desenhados para tornar os líderes capazes de gerir a transformação digital e criar um impacto sustentável nos negócios.
O curso inclui quatro módulos principais, com tópicos específicos e passos adequados ao ritmo de aprendizagem de cada pessoa:
- Estratégia: aprender a refletir estrategicamente sobre o papel da IA nas organizações e a aplicação de uma visão de IA com casos de estudo relevantes de setores como a saúde, retalho e serviços financeiros. Além das palestras do professor Peter Zemsky da INSEAD, líderes da indústria como Gary Cantrell, CIO da Jabil e Chema Alonso, Chief Digital Officer da Telefonica, dão perspetivas sobre o uso de IA para acelerar de forma holística os processos de negócios das organizações.
- Cultura: neste módulo, os líderes aprenderão com os principais executivos da Microsoft sobre estruturas para impulsionar as mudanças necessárias para fomentar uma cultura preparada para integrar a IA, apresentada pelo Corporate VP Mitra Azizirad. Outros oradores ilustram e refletem sobre implementações bem-sucedidas de IA em cenários relevantes nos seus negócios como finanças (CFO Amy Hood), marketing (CMO Chris Capossela) e vendas (Executive VP Jean-Phillpe Courtois).
- IA responsável: neste módulo, os executivos irão obter guidelines para auxiliar na definição de princípios e um modelo de governance nas suas organizações, bem como recursos, best practices e ferramentas para adotar a IA de forma responsável.
- Tecnologia: neste módulo, os executivos aprofundam os conceitos de IA e as tecnologias por detrás, de um ponto de vista agnóstico. O modulo reflete como a Microsoft está a transformar os avanços mais recentes de IA em ferramentas, produtos e serviços que podem ser aproveitados pelas organizações.
As palestras e vídeos do AI Business School são diretos e sucintos e duram entre 5 e 10 minutos. Os guias e casos de estudo são concisos e enfatizam os principais conceitos e informações relevantes que os executivos podem digerir e partilhar com as suas equipas.
Além desta iniciativa, a Microsoft Portugal tem vindo a estabelecer parcerias com instituições de ensino prestigiadas no país para a implementação de programas de executivos sobre IA. No final de maio, a Microsoft Portugal anunciou uma parceria com a NOVA Information Management School (Nova IMS), da Universidade NOVA de Lisboa, para lançar um curso de IA para Executivos C-Suite: “AI for Business”, que terá início em setembro. Em breve, a Microsoft irá estabelecer uma parceria com a Universidade do Algarve para a criação de um novo programa de executivos ligado ao Turismo.
Saiba mais sobre o projeto Observador/Microsoft Portugal em “Mais digital, mais futuro”.