Há nove dias que cerca de 300 polícias estão à procura de Lázaro, “o Matador de Goiás”, um serial killer extremamente violento cujo crime mais recente foi invadir uma fazenda e matar quatro pessoas da mesma família. As buscas estão concentradas, neste momento, na “mata grossa” de um pequeno distrito goiano chamado Girassol, onde o criminoso terá sido visto pela última vez. Até os fazendeiros mais destemidos estão a ajudar nas buscas, numa altura em que a maior parte da população vive num terror absoluto.

Lázaro Barbosa de Souza cometeu crimes em pelo menos três estados, segundo a imprensa brasileira, entre violação, homicídio, roubo e porte ilegal de arma. Descrito pela polícia como extremamente violento, “o matador de Goiás” tem um historial de abuso de álcool e drogas.

O homem é procurado por homicídio na Bahia, tem mandado de captura por violação e roubo com arma de fogo em Brasília (já condenado) e é procurado em Goiás por vários crimes, incluindo a suspeita de um ataque com golpes de machado na cabeça de idosos nesse estado.

Desde 2007 que é perseguido pela polícia, desde que na Bahia foi acusado de duplo homicídio em Barra do Mendes, cidade do interior onde nasceu. Chegou a ser preso, por duas vezes, mas em ambas as ocasiões conseguiu fugir algumas semanas ou meses após ter sido encarcerado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos meses, tem cometido vários crimes particularmente sádicos. Invadiu uma casa, em abril, tomando a família refém e violando uma mulher. No mês seguinte, invadiu outra fazenda e também aí fez de toda a família refém, violando as mulheres e obrigando-as a passarem todo o tempo nuas e a servi-lo.

A 9 de junho aconteceu o crime violento mais recente: invadiu uma casa numa zona rural do Distrito Federal: Ceilândia. Aí, matou um homem de 48 anos e os seus dois filhos, que tinham 21 e 15 anos. Depois, fugiu levando consigo a mulher (mãe dos jovens), de 43 anos, que após três dias foi também encontrada morta na mesma região.

No último domingo, em fuga, Lázaro roubou um carro numa zona chamada Cocalzinho e deu de caras com um bloqueio policial – abandonando, aí, o carro. Dois dias depois, esta terça-feira, durante um cerco a um terreno de milho na mesma zona, houve uma troca de tiros e Lázaro conseguiu alvejar um polícia no rosto, sem grande gravidade.

A polícia, que não exclui a hipótese de fechar todas as estradas para garantir que o “matador de Goiás” não sai daquela zona, avisa que o criminoso pode tornar-se mais perigoso à medida que se acumula o cansaço da fuga.