Vão ser vacinadas 850 mil pessoas por semana contra a Covid-19 em Portugal, nas próximas duas semanas, antecipa a equipa responsável pela vacinação em nota difundida este sábado pela comunicação social. A aceleração da vacinação, até “aos limites da capacidade instalada”, surge porque houve uma “disponibilidade acrescida” de doses e para tentar conter a rápida propagação da variante Delta. E quem tomou a AstraZeneca até 23 de maio pode receber segunda dose sem marcação“.

A Task Force que está a gerir a vacinação contra a Covid-19 indicou que “face à rápida disseminação da nova variante de Sars-Cov-2 e considerando que se verificou uma disponibilidade acrescida de vacinas”, foi tomada “a decisão de efetuar um esforço de vacinação nos limites da capacidade instalada nos Centros de Vacinação Covid disponíveis, nas próximas duas semanas“.

Conjugando a capacidade de agendamento central, a capacidade de agendamento local, o auto agendamento e a modalidade casa aberta, estima-se que será possível vacinar cerca de 850 mil utentes por semana. Prevê-se ser possível, em alguns dias, ultrapassar as 140 mil inoculações diárias”, indica a Task Force.

A nota indica, também, que se pretende “possibilitar a todos os utentes que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, até 23 de maio, receber a segunda dose da vacina, sem marcação“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4.000 a 5.000 casos no fim de julho, sem pico à vista e mais reinfeções. O cenário provável para o verão em Portugal

A Task Force reconhece que “este aumento de intensidade no número de vacinações, que visa reforçar a proteção da população o quanto antes, pode gerar momentos de espera indesejados e a eventual formação mais generalizada de filas nos centros de vacinação, não obstante todos os esforços que serão tomados para minimizar essas situações”.

A perturbação suprarreferida poderá já ser sentida durante o presente fim de semana, uma vez que o esforço de aceleração do processo está já, gradualmente, a ser posto em prática”, esclarece.

Considerando “as próximas duas próximas semanas como semanas decisivas nesta corrida da vacinação contra o vírus Covid-19“, o Coordenador da Task Force, o vice-almirante Gouveia e Melo, “apela, desde já, à compreensão, tolerância e colaboração dos utentes”.