Raúl e Casillas são figuras de proa dos últimos 25 anos no Real Madrid. Um na baliza e o outro na frente de ataque, conseguindo tornar-se o melhor marcador de sempre dos merengues, até aparecer um tal de Cristiano Ronaldo. Gostando-se ou não destas duas lendas dos madrilenos, não é normal virem a público declarações que os apelidam de “fraudes”. Muito menos se for o próprio presidente do clube, Florentino Pérez, a fazer esses comentários. Mas foi o que aconteceu.

Foram revelados pelo El Confidencial áudios do líder do Real Madrid, alegadamente de 2006, em que este tem palavras críticas dos dois antigos capitães do clube. Em 2006, Florentino demitiu-se da presidência, voltando três anos depois. Assim, as declarações foram proferidas quando os dois ex-internacionais espanhóis ainda estavam no plantel. Aliás, ambos estão neste momento na estrutura do Real Madrid. Raúl como técnico da equipa B e Casillas como diretor-geral adjunto da Fundação Real Madrid.

“Casillas não é guarda-redes para o Real Madrid, que queres que te diga? Nunca foi. É a grande falha que temos. O que se passa é que o adoram, gostam dele, falam com ele e defendem-no muito. É uma das grandes fraudes do clube e a segunda é Raúl. As grandes fraudes do Real Madrid são Raúl, em primeiro lugar, e Casillas”, disse Florentino ao jornalista José Antonio Abellán, que escreveu o livro “Assalto ao Real Madrid”, onde já constavam estas declarações.

Sobre Raúl, jogador que mais vezes vestiu a camisola do clube, recaem também acusações fortes, como a de “destruir” o Real Madrid. Florentino culpa-o até pela sua demissão da presidência em 2006. “É mau, acredita que o Real Madrid é dele”, diz ainda o atual presidente dos blancos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Florentino Pérez reagiu e não negou as palavras, alertando antes que estas foram “tiradas de um amplo contexto”. Disse ainda que tudo isto aconteceu por ser “um dos promotores da Superliga Europeia”.

Segundo o presidente do Real Madrid, “as frases reproduzidas foram pronunciadas em conversas gravadas clandestinamente por José Antonio Abellán, que há muitos anos tenta vendê-las, sem sucesso. Surpreende-me agora que, apesar do tempo que passou, o El Confidencial lhes pegue”.

“São frases soltas e tiradas do amplo contexto em que foram proferidas. Que sejam agora reproduzidas passados tantos anos, acho que tem a ver com a minha participação como um dos promotores da Superliga [Europeia]”, lê-se ainda num comunicado disponibilizado no site do Real Madrid. Pérez já colocou o caso “nas mãos dos advogados”.

Mas não ficou por aqui o caso e o El Confidencial voltou a divulgar partes de conversas, em que Florentino Pérez fala sobre Iker Casillas, guarda-redes titular da equipa naquela altura.

“Casillas já viu que o outro guarda-redes [Diego López] é melhor que ele. Pobre homem, não tem dois dedos de testa. Não te preocupes, conheço-o muito bem. É um tipo muito curto. E também dá para ver quando ele se dá melhor ou pior com a namorada. Dá para ver, ele é ausente. É como uma criança pequena. Ele é como um cão de colo ou uma marioneta“, disse de forma dura Florentino nas conversas agora reproduzidas 15 anos depois.

Ao presidente do Real Madrid também não agradava a relação de Casillas com Sara Carbonero. “Esta rapariga, não confio num cabelo dela. Estas raparigas ficam loucas, ficam famosas… Ela pensa que é uma estrela de cinema”, atira.

Mas não são só Casillas e Raúl os visados, com Florentino a criticar também os futebolistas em geral: “Os jogadores são muito egoístas e não se pode contar com eles para nada. Quem contar com eles é enganado. Tenho dos jogadores uma imagem horrível”.