Foi suspensa a modalidade “casa aberta” para a vacinação contra a Covid-19, até agora disponível para pessoas acima dos 40 anos, anunciou a task-force de vacinação em comunicado enviado há minutos aos meios de comunicação social.

“Tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen, conforme divulgado por nota à imprensa do Infarmed de 14 de julho, e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, modalidade ‘casa aberta’. Esta será retomada logo que possível”, diz a nota.

Infarmed investiga casos de “reações adversas” à vacina Janssen em Mafra

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A modalidade “casa aberta” é uma possibilidade que atualmente estava disponível para os cidadãos portugueses acima dos 40 anos de idade que ainda não tivessem sido vacinados e que não tenham estado infetados com a Covid-19 nos últimos seis meses.

Nesta modalidade, qualquer pessoa que cumprisse aquele critério podia apresentar-se num centro de vacinação à sua escolha, sem marcação, desde que na janela temporal temporal correspondente (os horários estão disponíveis na página do SNS), para receber a vacina. O modelo foi anunciado pela task-force de vacinação como uma das ferramentas para poder vacinar pessoas que eventualmente pudessem ter ficado de fora da chamada inicial ou do autoagendamento digital.

Na quarta-feira, o Infarmed anunciou que suspendeu a administração de um lote de vacinas da Janssen depois de terem sido reportados vários casos de reações adversas, incluindo desmaios, na sequência da aplicação daquele produto num centro de vacinação em Mafra.