Portugal pode atingir a meta de 70% da população totalmente vacinada ainda este mês. Segundo o coordenador da task force para a vacinação, Henrique Gouveia e Melo, o país deverá alcançar os 70% de vacinados com a primeira dose “à volta do dia 8 agosto”, sendo que só no fim do mês ou no início de setembro é que se prevê ser possível ter a mesma percentagem da população com o esquema vacinal completo — ou seja, com duas doses da Pfizer, AstraZeneca ou Moderna ou, por outro lado, uma dose da Jansen. Um cenário bom que o responsável afirma não poder ser revertido: “Folgar o ritmo é dar oxigénio ao vírus”
Para que tal seja possível é fundamental o esforço feito pelo Infarmed e pelo Ministério da Saúde para adquirir vacinas a países europeus, podendo trazer ao plano de vacinação nas próximas semanas cerca de um milhão de vacinas, “o que é importante para a aceleração”. Uma aceleração que, diz Gouveia e Melo, permitirá “libertar a economia, libertarmo-nos deste vírus”.
“Tivemos maior disponibilidade em julho, teríamos uma menor disponibilidade em agosto se não fossem as negociações bem sucedidas que estão a ser conduzidas pelo Ministério da Saúde e pelo Infarmed para ir buscar vacinas da Jansen e da Pfizer a parceiros europeus para reforçar o nosso processo de vacinação”, referiu o coordenador da task force esta terça-feira na reunião de especialistas no Infarmed.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.