A avó de Letizia, Menchu Álvarez del Valle, morreu esta terça-feira aos 93 anos. De acordo com a Vanitatis, a personalidade da rádio encontrava-se de boa saúde, apesar da idade avançada, deixando a família real espanhola de luto — a Casa Real ainda não fez qualquer comentário oficial. Não são para já conhecidas as causas da morte, mas alguns meios das Astúrias avançam que a avó paterna de Letizia terá morrido em casa, numa pequena aldeia no concelho de Ribadesella.
Menchu Álvarez del Valle, que durante décadas tornar-se-ia numa das vozes mais conhecidas das Astúrias dado o seu trabalho na rádio, nasceu em Santander, cidade localizada no norte de Espanha, em 1928. Mas foi em Oviedo que viveu desde jovem e onde casou, em 1949, com José Luis Ortiz Velasco (morreu em 2005 aos 82 anos na sequência de um problema pulmonar). Do casamento resultaram três filhos, incluindo o pai de Letizia, Jesús José Ortiz Álvarez, hoje com 72 anos.
A devoção pelo meio radiofónico fê-la trabalhar em mais de uma dezena de rádios só nas Astúrias, como recorda o El País, e alguns dos programas a que deu literalmente voz tornaram-se bastante populares. Menchu Álvarez del Valle chegou até a presidir à Associação de Rádio e Televisão das Astúrias entre 1974 e 1980. A reforma chegou com o início da década de 1990, embora continuasse ligada aos media através de projeto educativos.
Em 2013 foi agraciada com o Prémio Nacional de Rádio, atribuído pela Academia das Artes e das Ciências Radiofónicas de Espanha e recebeu também um prémio de honra ‘Gava’, distinguido pela Associação Cluster da Indústria Criativa, Cultural e Audiovisual das Astúrias (tradução livre).
O gosto pela comunicação passou ainda para o filho, que trabalhou durante muitos anos na equipa técnica da Rádio Oviedo, e influenciou a terceira geração da família, com Letizia a escolher a carreira de jornalismo antes do casamento real. Era, aliás, habitual encontrar Letizia e as irmãs a fazer os trabalhos de casa ou a comer nas instalações da Rádio Oviedo em pequenas.
A relação entre avó e neta era boa e era comum ver Álvarez del Valle a participar em ocasiões familiares — no casamento real, em maio de 2004, foi Menchu quem leu a carta do Apóstolo São Paulo aos Coríntios, além de ser presença assídua na cerimónia referente ao Prémio Princesa das Astúrias (a exceção aconteceu em 2020 devido à pandemia).