Olá

861kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Selfies, apoio e muita animação: o que anda a realeza a fazer nos Jogos Olímpicos em Paris?

Membros de diferentes casa reais estão em Paris como entusiasmados adeptos que vestem as cores da equipa, aplaudem e falam com os atletas. Estão a viver os Jogos Olímpicos e mostram nas redes sociais.

15 fotos

Paris tem, por estes dias, elevada concentração de desportistas e de cabeças coroadas. A realeza está em peso nos Jogos Olímpicos para apoiar as suas equipas e desfrutar do evento. Tanto os vemos como os chefes de estado que visitam os atletas, expressam palavras de incentivo e entregam medalhas, como no papel de fãs incondicionais que vibram a assistir às provas. E como quaisquer participantes no maior evento do desporto, não faltam as selfies para as redes sociais das respetivas casas reais.

Realeza europeia reunida em Paris para abertura dos Jogos Olímpicos

A família real espanhola tem sido incansável no seu apoio à equipa olímpica e até parecem revezar-se. A revista Vanity Fair considerava a rainha Letizia o “talismã da equipa espanhola” nesta quinta-feira, o seu melhor dia nos Jogos até então, depois de uma quarta-feira amarga. Espanha conquistou num só dia quatro medalhas. Uma medalha de prata nos 20 quilómetros de marcha feminina com a rainha a assistir, uma de bronze em marcha masculina e uma de bronze em canoagem. No boxe foi também assegurada uma presença no pódio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dona Letizia ainda assistiu a um jogo de polo aquático que a seleção espanhola ganhou e a um jogo de ténis em Roland Garros em que o espanhol Carlos Alcaraz foi o vencedor. Sempre vestida a rigor com camisolas da seleção espanhola, a rainha foi distribuindo simpatia e efusivo apoio aos atletas e participou em muitas selfies com fãs que se cruzaram com ela, como se pode ver no vídeo resumo deste dia que a Casa Real publicou nas redes sociais. Chegou a Paris na passada quarta-feira, dia 31, depois de ter estado presente em Palma de Maiorca na tradicional receção dos reis e da rainha Sofia às autoridades locais no Palácio de Marivent.

Antes da rainha passaram pelas bancadas dos Jogos Olímpicos as filhas. A princesa Leonor e a infanta Sofia estiveram durante alguns dias a apoiar os atletas espanhóis e a assistir a uma série de provas.

Já o Rei Felipe VI está, por estes dias, dedicado à Copa do Rei, a tradicional competição de vela em Maiorca. A rainha Sofia esteve esta quinta-feira na Grécia para o funeral do príncipe Michel. Apesar de o Rei e a rainha terem estado na cerimónia de abertura, onde aderiram à moda das selfies, tanto o soberano como a mãe ainda não foram apoiar os atletas olímpicos espanhóis, como é seu hábito. Talvez tomem o seu lugar na bancada na segunda semana do evento.

A princesa Ana de Inglaterra terá sido o primeiro membro da realeza a chegar a Paris para os Jogos Olímpicos e por lá continua como a maior apoiante da comitiva britânica. Na véspera da abertura do evento a irmã do Rei, que é membro do Comité Olímpico britânico, esteve com a equipa numa receção na embaixada britânica, depois visitou a base de treino da equipa em Saint-Germain-En-Laye e esta quinta-feira pôs no seu look mais desportivo até então para visitar a aldeia olímpica. De ténis Adidas, panamá da sua equipa e óculos escuros e acompanhada pelo marido, Sir Tim Laurence, voltou a provar que as suas regras de moda são manter-se fiel às suas peças preferidas e reutilizar.

Entretanto a princesa Ana, que também foi atleta olímpica, entregou medalhas em provas equestres, que têm lugar nos jardins do Palácio de Versalhes, e de natação. Importa lembrar que Ana, de 73 anos, sofreu há apenas algumas semanas um acidente com um cavalo na sua propriedade Gatcombe Park, em Gloucestershire, que lhe causou ferimentos na cabeça e fez estar internada no hospital durante dias.

Cinco histórias de amor da realeza que passaram pelos Jogos Olímpicos

Os reis dos Países Baixos, Willem-Alexander e Máxima, têm estado em Paris com as duas filhas mais velhas, as princesas Amália e Alexia. Sempre vestidos com alguma peça cor de laranja, a família tem dado nas vistas e protagonizado animadas fotografias com a sua espontaneidade e animação. A única da família que não tem estado presente é a filha mais nova, a princesa Ariane.

A família grão-ducal do Luxemburgo também rumou a Paris em peso. Até o membro mais recente da casa real esteve presente, ou seja, a pequena Victoire de dois meses, filha princesa Alexandra e neta do Grão-duque Henri e da grã-duquesa Maria Teresa.

O príncipe Alberto do Mónaco é grande aficionado de desporto e já competiu ele próprio nuns Jogos Olímpicos de inverno. Em Paris, entregou as medalhas de uma prova de double scull (canoagem) quando passam 100 anos sobre o momento em que o seu avô materno, John B. Kelly, também conquistou uma medalha de ouro olímpica também na capital francesa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.