O governo cabo-verdiano nomeou o juiz Ricardo Cláudio Monteiro Gonçalves para o cargo de Diretor Nacional da Polícia Judiciária, conforme resolução do Conselho de Ministros publicada nesta quinta-feira.

“É nomeado Ricardo Cláudio Monteiro Gonçalves, juiz de direito, para, em comissão de serviço de natureza judiciária, exercer o cargo de Diretor Nacional da Polícia Judiciária”, lê-se na mesma resolução. A nomeação produz efeitos a 1 de agosto de 2021, acrescenta-se na resolução publicada nesta quinta-feira em Boletim Oficial, consultada pela Lusa.

O ainda Diretor Nacional da Polícia Judiciária (PJ), António Sebastião Sousa, tinha sido reconduzido no cargo por mais três anos, conforme uma resolução do Conselho de Ministros publicada em 3 de junho de 2020. António Sebastião Sousa tomou posse como diretor da PJ em agosto de 2016, substituindo o também magistrado Patrício Varela.

No seu discurso de tomada de posse, o chefe máximo de PJ defendeu a necessidade de estancar a criminalidade complexa, violenta e de difícil investigação no país para poder evitar consequências maiores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura, o responsável enumerou o tráfico de drogas e de pessoas, branqueamento de capitais, corrupção, criminalidade urbana, crimes cibernéticos e indícios de imigração ilegal para exploração sexual ou laboral como atividades criminosas a que importa dar atenção.

Cabo Verde continua a ser utilizado como plataforma de tráfico de cocaína proveniente da América Latina com destino aos mercados europeus e não só, beneficiando de variadas conexões que se cruzam tanto no território nacional como na diáspora”, apontou o magistrado.

Conforme o Estatuto do Pessoal da PJ, o diretor nacional tem um mandato de três anos, renováveis.