Com as temperaturas a subir, cerca de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro apresentam esta sexta-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado o IPMA colocou mais de uma centena de municípios do interior Norte e Centro, do Alentejo e do Algarve e em risco elevado outros cerca de 90 concelhos nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê também uma subida da temperatura máxima no sotavento algarvio, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao fim da manhã. O vento vai soprar por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas e há a possibilidade de ocorrência de chuvisco no Alto Minho a partir da tarde.

As temperaturas máximas vão variar entre os 22º (Viana do Castelo, Porto e Aveiro) e os 34º (Faro) e as mínimas entre os 11º (Viseu) e os 19º (Faro).

Com o calor a aumentar, o território de Portugal apresenta esta sexta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), à exceção das ilhas açorianas da Terceira e do Faial, com risco elevado.

No sábado, e de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a situação será semelhante.

A escala, de cinco níveis, varia entre risco extremo e baixo

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.