Depois de meses de contenção do vírus, a China enfrenta agora “o surto mais disseminado desde Wuhan”. Já foram identificados mais de 200 casos, em cinco províncias e 13 cidades (incluindo Pequim), com origem num surto que terá começado no Aeroporto Internacional de Nanjing Lukou.

Um voo com origem na Rússia e destino Nanjing tinha a bordo um passageiro infetado com a variante Delta. Mas os primeiros infetados a nível local terão sido os funcionários que fizeram a limpeza do avião, uma vez que a sequência genética do vírus é idêntica à do referido passageiro, comunicou Ding Jie, vice-diretor do Centro para o Controlo e Prevenção da Doença na cidade.

“Depois de terem completado o trabalho, por não terem cumprido os padrões de limpeza e medidas de proteção, é possível que alguns trabalhadores tenham sido infetados, fazendo com que o vírus se espalhasse entre os membros da equipa de limpeza”, disse Ding Jie, citado pela Reuters. Há pelo menos 52 vírus sequenciados com ligação a este surto, mas serão quase 200 o total de infetados deste que o surto foi detetado a 20 de julho.

A Comissão Central de Inspeção Disciplinar e Supervisão do Estado chinês não poupou nas críticas aos serviços de limpeza. “O aeroporto carecia de supervisão, não tinha gestão profissional, e as medidas de prevenção e controle da pandemia não foram implementadas de forma adequada”, lê-se num comunicado. De acordo com a mesma fonte, os serviços de limpeza não separavam as equipas que faziam limpeza dos aviões de voos domésticos dos de voos internacionais e também não faziam fiscalizações de rotina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Todos os voos do aeroporto serão suspensos até meio de agosto, reportou o Global Times, citando uma fonte anónima. Para prevenir propagação as autoridades de Nanjing começaram a testagem de 9,3 milhões de pessoas, sejam residentes da cidade ou visitantes.

Já os testes realizados revelaram que a maior incidência de infeção é na cidade Nanjing, na província de Jiangsu, mas há casos em Pequim, e noutras províncias como Anhui, Liaoning, Sichuan and Guangdong. Contudo, não é claro quantos infetados estavam vacinados.

As restrições de entrada e de saída de residentes foram reforçadas assim como alguns transportes públicos foram suspensos — táxis e viagens de carros partilhadas não podem sair dos limites da cidade.

Outras cidades em Jiangsu também reforçaram as suas medidas de prevenção, como Suzhou, que incluiu 18 postos de controlo nas autoestradas à entrada da cidade para quem viaja de Nanjing.

Atualizado com informação sobre a equipa de limpeza e comunicado.