A Polícia Judiciária (PJ) confirmou esta terça-feira que uma cidadã estrangeira foi identificada como suspeita do ato de vandalismo no Padrão dos Descobrimentos. A mulher “já terá praticado atos da mesma natureza similar noutros locais” e, entretanto, já saiu de território nacional.

Limpeza do Padrão dos Descobrimentos ficou concluída na noite desta segunda-feira

Este domingo, foram reveladas imagens de um graffiti, em inglês, inscrito no Padrão dos Descobrimentos, com uma extensão de cerca de 20 metros. “Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]”, lê-se na mensagem, o que significa: “Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A PSP começou por dizer, na segunda-feira, não ter conseguido identificar qualquer suspeito. Mas, nas redes sociais, começou a circular uma publicação alegadamente da autoria de uma cidadã francesa, que se teria ausentado do país entretanto, e que insinuava ter sido a autora do graffiti.  “it’s a wrap. Bye lisboa” (“É um embrulho. Adeus, Lisboa”), lia-se na publicação com uma fotografia do Padrão dos Descobrimentos já vandalizado. Na altura, o Observador questionou a PSP sobre te teria conhecimento desta publicação e se já tinha algum suspeito, mas fonte oficial disse não ter informação sobre o assunto.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, a PJ informa que “até ao momento, foi identificada como suspeita da prática dos factos uma cidadã estrangeira, que já terá praticado atos da mesma natureza similar noutros locais e que, entretanto, se ausentou do território nacional”.

Acrescenta que “confirma que assumiu a investigação, relativamente ao crime de dano qualificado, recentemente praticado no Padrão dos Descobrimentos”. E refere que foram desencadeadas  “diligências investigatórias e periciais necessárias através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo e do Laboratório de Polícia Científica, para a recolha de elementos de prova e para a descoberta da autoria do ato ilícito”.