A Apple vai permitir que os produtores de aplicações digam aos utilizadores que podem pagar conteúdos fora da loja de apps da empresa, a App Store. Desta forma, vai ser possível evitar a taxa de 30% que a tecnológica norte-americana cobra.

A decisão, como diz a Apple em comunicado, faz parte de um acordo da empresa com produtores e programadores de apps para fechar um processo judicial devido a esta regra da Apple.

“O acordo esclarece que os programadores podem partilhar opções de pagamentos com os utilizadores fora da aplicação para iOS”, salienta a Apple. A empresa clarifica ainda “que os programadores podem usar comunicações, como e-mail, para compartilhar informações sobre métodos de pagamento fora da sua app no iOS [o sistema operativo móvel da Apple]”.

A Apple assume que esta medida vai dar “aos produtores ainda mais flexibilidade para alcançar os seus clientes” e que vai criar um processo mais “transparente” para avaliar que apps podem estar na sua loja. Além disso, a empresa afirma que vai manter a medida – lançada no âmbito da pandemia de Covid-19 – de apoio a programadores cobrando uma comissão de 15% (e não 30%), por “mais três anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR