456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Conselho Europeu

Conselho Europeu

Presidência checa organiza primeira reunião da CPE

Objetivo da Comunidade Política Europeia é "oferecer uma plataforma de coordenação política para os países europeus em todo o continente". Órgão junta Estados-membros e restantes parceiros.
Conselho Europeu

CE pede medidas de combate à violência doméstica

Apesar de reconhecer os progressos em Portugal, o Conselho da Europa aconselha o Governo a tomar novas medidas para aumentar o nível de apoio e proteção às mulheres vítimas de violência.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia candidata à UE "é simbólico"

Inna Ohnivets admite que ucranianos estão "muito felizes" com decisão do Conselho Europeu. Em entrevista ao Observador, a embaixadora comenta ainda a polémica com refugiados em Setúbal.
Resposta Pronta

Ucrânia na UE. "Tem um significado simbólico"

Inna Ohnivets aplaude decisão na UE e diz que ucranianos estão "muito felizes". Embaixadora reconhece que "há muito trabalho de casa a fazer" e comenta a polémica com refugiados em Setúbal.
Noticiário

3h. Covid-19. Houve falhas nos apoios aos lares

Relatório de auditoria do Tribunal de Contas aponta falhas e deixa recomendações ao Ministério do Trabalho e ao Instituto da Segurança Social. E, Zelensky destaca dia de "vitória" para a Ucrânia.
Noticiário

2h. Candidatura à UE. "Dia histórico" na Moldávia

Presidente moldava reconhece que o país tem um caminho difícil pela frente, que vai requerer muito trabalho. Do lado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky destaca uma "vitória" muito esperada.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: início da "nova história da Europa"

Chefe de Estado ucranino defende que decisão do Conselho Europei não serve apenas a Ucrânia, uma vez que é o maior passo para o fortalecimento da Europa que poderia ser tomado atualmente.
Noticiário

6h. UE discute hoje adesão da Ucrânia

Conselho Europeu está marcado para quinta e sexta-feira. Também vão ser discutidos os pedidos de adesão da Moldávia e Geórgia. Ainda, Sporting vence Benfica no futsal, e está mais perto de ser campeão
Conselho Europeu

Costa recebe partidos e discute Conselho Europeu

O primeiro-ministro, António Costa, vai receber na sexta-feira os partidos com representação parlamentar no âmbito da preparação da reunião do Conselho Europeu de 23 e 24 de junho.
Noticiário

15h. Adesão da Ucrânia à UE vai ser avaliada

A garantia é deixada por Ursula von der Leyen, de visita a Kiev. A presidente da Comissão Europeia diz que encontro com Presidente ucraniano foi um bom contributo para o desenrolar deste processo.
Gabinete de Guerra

"Principal culpado da crise alimentar é a Rússia"

Embaixador russo abandonou reunião da ONU depois de Charles Michel ter acusado a Rússia de causar a atual crise alimentar. Para Bruno Cardoso Reis, o discurso foi "no tempo certo, eficaz e direto".
Guerra na Ucrânia

Crimes de guerra "não ficarão impunes"

Presidente do Conselho Europeu acusa Rússia de crimes de guerra vergonhosos, de propaganda e de ter em curso uma forte campanha de mentiras e desinformação.
Noticiário

16h. Costa. Segurança alimentar está em risco

No final do Conselho Europeu, primeiro-ministro português lembrou que há milhões de toneladas de trigo retidas na Ucrânia por causa da guerra. E por isso é urgente encontrar uma solução.
Noticiário

10h. Rússia. Borrell "confiante" com sanções

Chefe da diplomacia europeia aplaude acordo que prevê que até ao final do ano o embargo europeu vai estar cumprido em 90%. Ainda, preços voltam a subir. A inflação disparou este mês para os 8%.
Noticiário

8h. CE. Embargo é "forma de pressão" à Rússia

No segundo dia do encontro do Conselho Europeu, Charles Michel sublinha a importância deste avanço nas sanções. Ainda, Ministério Público quer que Ricardo Salgado tenha uma pena de prisão de dez anos.
Noticiário

7h. UE acorda embargo de 90% do petróleo russo

Conselho Europeu chega a acordo e Charles Michel fala num momento "histórico". Porto deixa Associação Nacional de Municípios. Relatório revela: Gramática é tendão de Aquiles para alunos portugueses.
Noticiário

6h. Segundo dia de Conselho Europeu

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Guerra na Ucrânia

UE: embargo parcial e medidas de combate

Embargo parcial veio acompanhado de mais restrições, como a exclusão do maior banco russo do Swift. Foram traçados objetivos para "eliminar gradualmente dependência do gás, petróleo e carvão russos".
Noticiário

00h. Petróleo russo. Acordo parcial para embargo

Luz verde em Bruxelas. Informação acaba de ser avançada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Acordo cobre de forma imediata mais de dois terços das exportações.
Noticiário

23h. "Europa tem de desistir da energia russa"

Presidente ucraniano lembra alerta já feito esta tarde no Conselho Europeu, onde pediu aos 27 Estados-membros que esquecessem discussões do passado. Bruxelas vai decidir sexto pacote de sanções.
Noticiário

20h. Zelensky pede mão firme a Bruxelas

Mais medidas e menos discussões. É o apelo do Presidente ucraniano, depois de se saber que ainda não há acordo em Bruxelas para um sexto pacote de sanções a aplicar à Rússia.
Noticiário

19h. UE sem acordo para embargo de petróleo russo

Os 27 estados-membros estiveram reunidos numa reunião antes do Conselho Europeu para discutir um sexto pacote de sanções a aplicar à Rússia, mas não há, para já, acordo.
Noticiário

8h. Borrell espera acordo sobre embargo à Rússia

Chefe da diplomacia Europeia adianta que existiram conversas difíceis ontem e que um acordo estará para breve. Ainda, Ventura acredita que Montenegro vai fazer mais oposição ao PS do que fez Rui Rio.
Arménia

Arménia e Azerbaijão avançam para acordo de paz

O presidente do Conselho Europeu disse que os líderes dos dois países realizaram uma discussão "franca e produtiva" sobre a realização de um acordo de paz. O confronto acontece há várias décadas.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Conselho da Europa pede cimeira

Os chefes da diplomacia dos 46 Estados-membros reuniram-se em Turim para a sua sessão anual, a primeira desde que a Rússia se retirou da organização devido à invasão da Ucrânia
Conselho Europeu

Charles Michel defende "comunidade geopolítica"

Perante o Comité Económico e Social Europeu, o Presidente do Conselho Europeu defendeu a criação de uma "comunidade geopolítica europeia" e uma maior facilidade de adesão à UE.
Guerra na Ucrânia

Mísseis obrigam Charles Michel a abrigar-se

Presidente do Conselho Europeu foi obrigado a abrigar-se, durante a visita não anunciada a Odessa, devido aos mísseis que sobrevoaram a região. Cidade foi atacada com quatro mísseis de cruzeiro.
Atualidade

Charles Michel visita Kiev de surpresa

O Presidente do Conselho Europeu esteve em Kiev, numa visita que não estava agendada, e reuniu com Volodymyr Zelensky. Foram discutidas as sanções à Rússia, o apoio financeiro e a adesão à UE.
Noticiário

9h. Charles Michel está em Kiev

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apareceu em Kiev de surpresa; Mais uma história de portugueses que receberam famílias ucranianas em casa.
Conselho Europeu

UE pede respeito por locais sagrados em Jerusalém

Após dias de confrontos entre palestinianos e a polícia israelita, na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, Charles Michel manifestou "apoio total" aos esforços de todos para reduzir as tensões.
Noticiário

9h. UE. Sanções vão abranger gás russo em breve

Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acredita que estados-membro da UE vão ter que endurecer sanções contra Rússia. Ainda, mais de 300 civis terão morrido durante a ocupação russa de Butcha
Prisão

Portugal: 11º país com a maior quebra de reclusos

Portugal foi o 11.º de 48 países a registar uma maior quebra da população prisional. Em contrapartida, surge como o terceiro país com maior taxa de suicídio nas cadeias (18,4 por 10 mil reclusos).
Novo Governo

Charles Michel: Governo de Costa "beneficia UE"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, felicitou António Costa pelo seu novo mandato e para o líder ter Costa no "centro da tomada de decisões na Europa beneficia-nos a todos".
Noticiário

7h. Sismos continuam a abalar os Açores

Desde a meia-noite, a ilha de São Jorge já registou quase 20 sismos. Por causa desta situação, 85 idosos já foram retirados de um lar em Velas e levados para a Calheta, outro concelho da ilha.
Conselho Europeu

Michel reeleito presidente do Conselho Europeu

A reeleição de Charles Michel teve lugar esta quinta-feira, no arranque de uma cimeira de líderes da UE, num dia que acolheu de manhã uma extraordinária de líderes da NATO e uma cimeira do G7.
Noticiário

13h. "NATO continua unida à prova de bala"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, garante que a NATO continua "unida à prova de bala" no cumprimento da lei internacional, em reunião da NATO em Bruxelas.
Parlamento

Costa aplaudido à direita quando ataca PCP

Primeiro-ministro diz que não basta fazer manifestações pela paz e sublinha papel da NATO, face à oposição do seu antigo parceiro, o PCP.
Conselho Europeu

Energia. PM acerta em Roma posições para cimeira

A reunião de António Costa em Roma com os seus homólogos de Itália, Espanha e Grécia centra-se sobretudo na "questão dos preços da energia e como atuar de uma forma rápida para controlar os preços".
Guerra na Ucrânia

Rússia inicia "saída do Conselho da Europa"

"A notificação da retirada da Federação Russa da Organização" foi enviada à secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic Buric, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.
Global Shapers

Por um governo europeu

Os jovens europeus estão prontos e precisam de uma Europa mais forte e integrada. Só isso servirá as nossas aspirações no século XXI.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.