788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Covid-19. Valor do R(t) sobe pela primeira vez desde 19 de agosto mas continua abaixo de 1

Este artigo tem mais de 2 anos

Indicador de transmissibilidade do novo coronavírus subiu pela primeira vez desde 19 de agosto, mas mantém-se uma centésima abaixo da unidade (1). Eis os destaques do boletim da DGS desta sexta-feira.

Portugal Impacted By Coronavirus
i

Corbis via Getty Images

Corbis via Getty Images

O indicador de transmissibilidade do novo coronavírus subiu esta sexta-feira para 0,99, mais uma centésima em comparação com os 0,98 em que vinha sendo calculado desde 19 de agosto. Apesar desta subida ligeira, o valor continua um pouco abaixo do valor da unidade (1), o que sinaliza que a propagação do vírus não está em aceleração nesta fase – mas os números de novos casos continuam a não baixar de forma significativa.

Segundo o boletim da DGS desta sexta-feira, foram detetados mais 2.370 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, nas 24h até à meia-noite desta sexta-feira. É uma contagem que compara com os 2.552 casos reportados no dia anterior.

De acordo com o boletim diário que acaba de ser divulgado pela Direção-Geral da Saúde, foram notificados, também, 14 óbitos atribuídos à Covid-19. Na véspera tinha havido 15 mortes com a doença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até ao momento, 17.703 pessoas morreram em Portugal devido à infeção pelo novo coronavírus.

Os dados atualizados esta sexta-feira pela DGS indicam, também, que o índice de transmissibilidade (Rt) subiu para 0,99 – tanto a nível nacional como no continente. O mesmo índice estava em 0,98 desde a leitura revelada a 19 de agosto.

Por outro lado, os rácios de incidência mantiveram-se pouco alterados, com 312,7 casos por 100 mil habitantes (a 14 dias) a nível nacional e 317,7 no continente.

Na leitura anterior, indicavam-se 312,8 casos a nível nacional (e 317,1 no território continental).

Os dados da DGS indicam, também, que baixou em seis o número de pessoas internadas em cuidados intensivos, para 144, segundo o boletim diário da DGS desta sexta-feira.

Por outro lado, no total há mais cinco pessoas internadas (incluindo enfermaria e UCI) do que havia na véspera. Havia, à meia-noite, 675 pessoas internadas, segundo a DGS.

O boletim da DGS aponta, também, para um número de recuperados muito próximo do número de novos casos: 2.338. Assim, o número de casos ativos subiu ligeiramente (18) para 45.426, segundo a DGS.

Uma mulher na faixa etária dos 50 anos foi uma das vítimas mortais, causadas pela Covid-19, nestas últimas 24 horas, de acordo com os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Entre os outros 14 óbitos estão, também, duas pessoas na casa dos 60 anos e quatro com entre 70 e 79 anos. Os restantes tinham mais de 80 anos, segundo o boletim diário.

Foi no norte do país que houve mais contágios, com o novo coronavírus, confirmados pelas autoridades de saúde – 866 do total de 2.370, isto é, cerca de 37%.

Em Lisboa e Vale do Tejo houve 772 diagnósticos, suficientes para elevar a contagem total de casos acumulados de Covid-19 para mais de 400 mil (400.723) até ao momento. No norte, até agora, houve 396.776 casos.

A estes novos casos juntam-se 315 diagnósticos no centro, 239 no Algarve e 114 no Alentejo. Na Madeira houve mais 39 casos e nos Açores 25.

Quanto aos óbitos, foi no centro que houve mais: cinco. Houve, ainda, quatro mortes em Lisboa e Vale do Tejo, três no norte e uma tanto no Algarve como no Alentejo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora