786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Internamentos hospitalares por Covid-19 voltam a disparar em Portugal

Este artigo tem mais de 2 anos

Nas últimas 24h aumentou em 41 o número de pessoas internadas. É a maior subida do número de internamentos desde o dia 2 de agosto. Portugal registou mais 1.782 novos casos e dez óbitos.

Unidade de cuidados intensivos do Hospital de São João
i

Esta é a maior subida do número de internamentos desde o dia 2 de agosto, quando se verificaram mais 48 pessoas internadas

JOSÉ COELHO/LUSA

Esta é a maior subida do número de internamentos desde o dia 2 de agosto, quando se verificaram mais 48 pessoas internadas

JOSÉ COELHO/LUSA

O número de internamentos por complicações associadas à Covid-19 voltou a disparar. Nas últimas 24h, de acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS) deste domingo, foram internadas mais 41 pessoas, elevando para 698 o número total. É a maior subida do número de internamentos desde o dia 2 de agosto, quando se verificaram mais 45 pessoas internadas em relação à véspera. Há ainda mais cinco pessoas nas Unidades de Cuidados Intensivos, elevando o total para 148.

De acordo com o boletim da DGS, Portugal registou mais 1.782 novos casos de infeção pelo novo coronavírus — um número inferior ao que foi registado no sábado — e dez óbitos provocados pela Covid-19.

À semelhança do que tem vindo a acontecer desde o dia 19 de agosto, o Norte é a região que registou um maior número de novos casos: nas últimas 24 horas foram mais 722 novos casos nesta região, o que corresponde a 41% do total.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo, que teve 506 novos casos (28%), o Centro, com 265 novas infeções (15%), o Algarve, com 172 novos casos (9,7%), e o Alentejo, com 91 novas infeções (5%). Os territórios insulares continuam a ser os que menos contribuem para o número total de novos infetados: 8 novos casos nos Açores e 18 na Madeira.

Quanto à divisão por faixas etárias, o maior número de novos casos voltou a verificar-se entre os 20 e os 29 anos (432 casos), seguindo-se a faixa etária dos 10 aos 19 anos (345 casos) e dos 30 anos (242 casos). O número de casos mantém-se relativamente equilibrado entre os sexos, apesar de haver um maior número de novos infetados do sexo masculino: 917 homens e 864 mulheres. Há ainda mais um indivíduo sobre o qual as autoridades de saúde desconhecem o sexo.

no que diz respeito aos óbitos, os valores foram maiores no Centro, onde ocorreram cinco das dez mortes registadas nas últimas 24 horas. Houve ainda três mortes no Norte e duas em Lisboa e Vale do Tejo. Nove destes dez óbitos foram pessoas com 80 ou mais anos (quatro homens e cinco mulheres). A vítima mais jovem era uma mulher com entre 70 e 79 anos.

Ao contrário do que aconteceu no último boletim, o número de casos ativos voltou a aumentar, havendo mais 702 casos ativos nas últimas 24 horas, elevando para um total de 45.659. Já quanto aos recuperados, mais 1.070 pessoas foram dadas como recuperadas pelas autoridades de saúde nas últimas 24 horas.

O indicador de transmissibilidade, conhecido como R(t), a nível nacional e continental manteve-se inalterado em relação às últimas contas das autoridades de saúde, com 0,99. O mesmo acontece com a incidência nacional, que continua a ser de 312,7 casos em 14 dias por 100 mil habitantes. Sobe ligeiramente, para 317,7 casos, no caso da incidência no continente. Os indicadores da matriz de risco, recorde-se, são apenas atualizados no boletim das segundas, quartas e sextas-feiras.

No total, Portugal já registou 1.034.947 casos de infeção por Covid-19, com 17.721 mortes associadas.

Boletim DGS. Mais 10 mortes e 1.782 casos de Covid-19 em Portugal, com grande subida nos internamentos

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos